Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entidades interessadas em participar precisam se inscrever até, no máximo, dia 1º de setembro, no www.londrina.pr.gov.br

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para as instituições que desejam participar do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro e das comemorações que o precedem. Os interessados podem se inscrever pelo banner disponível na página da Prefeitura.

Até o dia 1º de setembro, os representantes de diversos segmentos da sociedade civil e militar podem se inscrever. Entre eles, são esperados integrantes das escolas públicas e privadas, de grupos da sociedade civil organizada, de Organizações Não Governamentais (ONGs), das forças de segurança, da área dos esportes, lazer e cultura, entre outras instituições.

A novidade deste ano é que os diretores das escolas municipais também devem se inscrever diretamente no site da Prefeitura e não mais com a Secretaria Municipal de Educação. Aqueles que tiverem alguma dúvida também podem entrar em contato pelo telefone 3375-0113. A inscrição é gratuita.

Para participar é preciso preencher dados de contato da instituição, como nome, telefone, e-mail e um breve histórico, assim como especificar o número de pessoas que deve participar, a faixa etária das mesmas e se haverá ou não veículos, animais ou fanfarra acompanhando o desfile. Essas informações são necessárias para que a organização do Desfile oriente a posição correta dos grupos que passarão desfilando.

A intenção das coordenadoras do desfile é que o evento consiga reunir um público diversificado, formado por estudantes, trabalhadores, profissionais das forças de segurança, idosos, crianças e a população em geral. “O desfile tem como finalidade incentivar o civismo e o patriotismo, que são tão necessários para os brasileiros nos dias de hoje, assim como tratar de valores e princípios, como o respeito ao bem público e os direitos e deveres do cidadão”, disse a responsável pelas atividades da Semana da Pátria e pelo Desfile de 7 de setembro, Carla Cordeiro.

A expectativa é que participem em torno de 4 mil pessoas do Desfile Cívico de 2019 e 15 mil assistam a iniciativa que acontece anualmente. Como de costume, a cerimônia do desfile encerrará as comemorações da Semana da Pátria, tendo início às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste).

Semana da Pátria – Além do desfile, os interessados em participar das comemorações que antecedem o aniversário de 197 anos da Independência do Brasil também devem se inscrever na Semana da Pátria. Ela terá início no sábado, dia 1º de setembro, às 8 horas, em frente à entrada oficial da Prefeitura de Londrina, que fica no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.

Estarão presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e autoridades que representam as forças de segurança em Londrina. Juntos, eles assistirão ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, assim como cantarão os hinos e se pronunciarão ao público.

As ações da semana cívica são tradicionais em Londrina e acontecem anualmente com a participação de estudantes das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil e diversas entidades parceiras. Em 2019, elas iniciam no sábado e terão continuidade a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, encerrando-se no dia 6 de setembro, no mesmo local e horário.

Essas celebrações cívicas vêm ao encontro do conteúdo ministrado nas unidades escolares de Londrina, visto que os alunos de 3º ano aprendem mais sobre o assunto na disciplina História. Já no 4º ano, os professores reforçam os conhecimentos sobre a história de Londrina e seus fundadores e no 5º ano ensinam, de forma mais aprofundada, a história do Estado do Paraná e do Brasil.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.