Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati assinou, na manhã desta quarta-feira (3), em seu gabinete, o termo de cooperação para implementação do Projeto Criança e Adolescentes Protegidos, criado pela desembargadora Lidia Maejima, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O objetivo principal é garantir carteira de identidade, por meio da coleta de impressões digitais de forma biométrica, a todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública estadual e municipal do Estado.

Para que isso seja feito em Londrina, a Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar ônibus para fazer o transporte dos alunos ao Instituto de Identificação. O instituto reservou duas sextas-feiras por mês para atender especificamente as crianças do projeto, sendo uma sexta-feira para a rede municipal de ensino e outra para a estadual.

O prefeito Marcelo Belinati disse que o objetivo da prefeitura, em apoiar o projeto, é garantir cidadania e proteção às crianças e adolescentes. “Este projeto tem todo apoio da Prefeitura, porque além de promover cidadania, as crianças, tanto da rede municipal quanto estadual, estarão mais protegidas, já que estarão devidamente identificadas”, ressaltou.

A assessora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Acosta Marchese, explicou que cerca de 100 crianças serão levadas por vez ao instituto de Identificação. “A intenção é que, futuramente, possamos levar o equipamento necessário para a coleta de impressões digitais para dentro das escolas, porque isso agilizaria muito o processo”, explicou.

O juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Londrina, Alberto Veloso, ressaltou que um dos objetivos do projeto é garantir proteção e facilidade de identificação das crianças e adolescentes, principalmente para os casos de rapto e desaparecimentos. “Com a coleta da impressão digital conseguimos fazer isso de forma mais rápida, permitindo que a atuação da polícia seja facilitada”, destacou.

Segundo Veloso, a outra vantagem é que criança será inserida nas escolas com a documentação já pronta. “Além disso, os pais não precisarão perder o dia de trabalho para levar os filhos ao Instituto de Identificação e não precisarão pagar a taxa cobrada pelo local, pois tudo será feito de forma gratuita para o aluno”, explicou.

Veloso informou ainda que, para que isto aconteça, os pais assinarão uma autorização, permitindo que a escola leve o aluno ao instituto. “O judiciário vai fazer a análise disso, para expedir uma autorização, permitindo que o diretor ou secretário da escola acompanhe a criança até o local”, mencionou.

O projeto também deverá ser estendido para os abrigos que são atendidos e fiscalizados pela Vara da Infância e Juventude. “Estas crianças geralmente estão matriculadas em escolas, mas há uma necessidade urgente de identificá-las e de documentação. Por isso, vamos tentar atendê-las com um veículo do governo do Estado, para que seja feito, em uma única ocasião, a identificação de todas as crianças que estão nestes abrigos”, explicou Veloso.

Participam do projeto a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU); o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) – Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP); Secretaria de Estado da Educação (SEED); Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDS); Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE); Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Em Londrina conta com apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

Também estiveram presentes no ato de assinatura do termo de cooperação, as secretárias municipais de Educação, Maria Teresa de Moraes, e de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura; os promotores de justiça, Leonardo Nogueira, e Josiane Aletéia de Andrade, e as juízas Camila Gutzlaff e Isabele Papafanurakis, da Vara da Infância e Juventude; os vereadores Junior Santos Rosa, presidente da Comissão da Criança e Adolescente, e Péricles Deliberado; e o representante do vereador Gerson Araújo.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.