Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura vai autorizar R$ 500 mil para o Banco de Ração e contratar veterinário para a SEMA; projeto de lei visa incluir zona rural no alcance de fiscalizações de maus tratos e apreensões de animais

Em reunião realizada na quinta-feira (14), na sede da Prefeitura, foram debatidas e anunciadas iniciativas para aprimorar as políticas de amparo e bem-estar animal em Londrina. O conjunto de novas ações foi discutido pelos secretários municipais Marcelo Canhada (Planejamento), Ronaldo Siena (Ambiente), Pedro Ramos (Defesa Social) e Julliana Bellusci (Recursos Humanos), juntamente com o vereador Deivid Wisley, um dos novos nomes eleitos para a Câmara Municipal.

O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, anunciou que a Prefeitura está autorizando a liberação de recurso de R$ 500 mil para a aquisição de ração. “O investimento será aplicado para suprir o Banco de Ração da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Com isso, muitas famílias, entidades e protetores independentes de animais cadastrados no programa serão beneficiados. Um decreto específico, a ser publicado em breve, estabelecerá as formas e regras de aplicação deste recurso”, informou.

Outra novidade divulgada durante o encontro foi a contratação de um profissional veterinário que irá atuar na Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) da SEMA. “A intenção das iniciativas é qualificar e ampliar os atendimentos ofertados pela secretaria para essa finalidade. São novas ações muito importantes e que fazem a Prefeitura avançar, com medidas concretas, na melhoria dos serviços em prol dos animais e da nossa população”, destacou o secretário do Ambiente, Ronaldo Siena.

Também foi foco do encontro alterações legislativas propostas pelo vereador recém-eleito Deivid Wisley, que atua na causa da proteção animal na cidade há 15 anos. Ele adiantou que apresentará na Câmara Municipal projeto de lei que amplia a área passível de fiscalizações, por parte da Prefeitura, para apreensão e combate aos maus tratos de animais com médio e grande porte. “Esta medida permitiria que órgãos como a SEMA e a Guarda Municipal tenham legitimidade para intervir também nas áreas rurais. Muitas das irregularidades e crimes de maus tratos ocorrem nessas regiões, nos limites entre zona urbana e rural. É também uma reivindicação antiga da comunidade e precisamos atuar com firmeza para atendê-la da melhor forma”, explicou.

Para o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, a proposta legislativa seria um dispositivo importante para fortalecer os trabalhos de fiscalização envolvendo a SEMA e a Guarda Municipal. “A GM presta suporte direto nos casos de crimes de maus tratos animais atendidos pela SEMA. As mudanças na lei dariam respaldo legal para o Município ampliar seu alcance nas demandas de apreensão de animais soltos em locais indevidos e atendimento a denúncias de crimes”, afirmou.

Outra possibilidade abordada na reunião foi o aprimoramento da distribuição do Banco de Ração da SEMA, para que os repasses e distribuições possam ocorrer de forma mais rápida e eficaz aos beneficiários cadastrados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.