Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, apresentou ontem (31), em seu gabinete, a lei municipal 12.496/2017, que cria o Conselho Municipal de Esporte e Lazer. O conselho está vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL), com a finalidade de formular políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas e de lazer no Município.

O projeto de lei, para instituir o conselho, foi apresentado pelo Executivo a pedido do vereador Amauri Cardoso. O projeto tramitava desde agosto de 2016 e foi aprovado no dia 5 de abril deste ano. O Conselho Municipal de Esporte e Lazer foi um dos caminhos apontados para permitir que a comunidade participe das decisões que envolvem o uso de recursos públicos, como já acontece em áreas como a saúde e a educação.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que a área do esporte também precisa de um conselho para debater, com a comunidade esportiva da cidade e a população, a melhor aplicação dos recursos da área. “O esporte tem que ser colocado entre as políticas públicas mais importantes, porque ele gera saúde, qualidade de vida e tira as crianças e adolescentes das ruas, ou seja, só traz ganhos”, destacou.

Marcelo lembrou que estão sendo executadas diversas melhorias na área do esporte em Londrina, como a revitalização das praças esportivas que estavam abandonadas. “Queremos empoderar nossa população para que ela utilize, cada vez mais, esses espaços. Aos poucos, com planejamento e dedicação, vamos conseguir reconstruir todas as áreas da nossa cidade”, frisou.

Junto à FEL, o Conselho irá fazer alguns aportes de verbas para poder fazer a manutenção dos bairros, sem deixar de se preocupar com alguns critérios, como a formação de quem vai trabalhar nos bairros, a qualidade do profissional e a fiscalização com relação à realização dos trabalhos.

O presidente da FEL, Fernando Madureira, que também participou da apresentação, disse que o conselho vai contribuir para que sejam realizadas mais ações nos bairros. “O esporte precisa chegar mais aos bairros, para levar os benefícios à comunidade em saúde, lazer e cultura”, salientou.

Hoje, Londrina é reconhecida em várias modalidades no cenário nacional por ter o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). “Por ser um formato muito correto, o FEIPE faz com que a Fundação de Esportes, ano a ano, acabe com seu caixa em azul. Agora, precisamos realmente fazer uma boa diretriz em cada bairro desse Conselho”, ressaltou Madureira.  

O vereador Amauri Cardoso frisou que a criação do conselho permite que os diversos segmentos da sociedade participem das discussões em torno da política que ele representa. “O conselho de esportes será composto pelos segmentos usuário, gestor e trabalhador, ou seja, todas as pessoas interessadas no desenvolvimento do esporte e com conhecimento de causa. Isso é fundamental, pois o esporte junta os benefícios de outras políticas, como educação, saúde e cultura”, disse.

O delegado do Conselho Regional de Educação Física (CREFI-PR), da região de Londrina, Rui Lopes da Silva, que representou o presidente Antônio Eduardo Branco, também acredita que o conselho é fundamental para debater e discutir o esporte e lazer com a comunidade e autoridades. “Levantar quais são as prioridades que deverão ser corrigidas e executadas. Com o passar do tempo, o conselho terá uma importância muito grande para a comunidade e prefeitura”, apontou.

Composição – O Conselho será constituído por 18 membros, titulares e suplentes. Nove serão da área governamental, com representantes da FEL, das secretarias de Cultura, Defesa Social, Educação, Saúde, Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Outros 9 membros, na área não governamental, serão do Conselho Regional de Educação Física; das instituições de ensino superior com curso de Educação Física; das instituições educacionais do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio das escolas públicas ou privadas de Londrina; dos clubes recreativos e/ou ligas municipais; das associações esportivas; representante dos atletas, maior de 18 anos, que represente Londrina em Jogos Oficiais; representante do Esporte Adaptado ou Paradesporto e representantes do Conselho Regional de Esporte e Lazer.

Os representantes do poder público serão indicados pelo chefe do poder executivo e a os representantes da área não governamental serão escolhidos por meio de eleição a ser realizada pela FEL, por meio de fórum ou conferência específica, convocada para tal finalidade. A conferência da área deverá ser realizada em agosto deste ano.

Também participaram da solenidade, os vereadores João Martins e Boca Aberta; representando o Núcleo de Estudos de Educação Física, Esporte e Lazer (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Antônio Geraldo Pires, além de diversas pessoas ligadas à área esportiva.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.