Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reunião no auditório da Prefeitura será aberta a toda comunidade, e vai abordar casos de Interesse Específico (REURB-E), que envolvem terrenos particulares

A Prefeitura de Londrina realiza, nesta quarta-feira (31), a apresentação do projeto de lei referente à Regularização Fundiária Urbana do Município (REURB). A iniciativa atende a lei federal nº 13.465, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, e institui mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos, entre outros temas. A minuta do projeto de lei do Executivo será apresentada às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado no 2º andar da sede administrativa.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino, destacou que o Município já encaminhou para a Câmara Municipal projeto de lei referente a regulamentação da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S). “Esta proposta, que iremos apresentar e debater na reunião com a comunidade, abrange outra vertente desta questão, que envolve milhares de pessoas, dentro e fora do perímetro urbano de Londrina, com moradias em situação irregular, tanto em terrenos públicos como nos privados”, citou.

De acordo com o chefe de Gabinete, o projeto exposto na reunião de quarta-feira (31) tem como objetivo a criação de normas para regulamentar a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico, o REURB-E. “Ele abrange situações dentro da área urbana, que são ocupações em terrenos particulares, e também fora da zona urbana, em loteamentos e condomínios de chácaras que foram implementados de forma irregular”, citou.

Felismino destacou que os projetos de lei desenvolvidos pela Prefeitura atendem uma determinação do prefeito Marcelo Belinati. “Essa iniciativa é uma forma de não nos omitirmos diante desse assunto que é um problema evidente há muitas décadas, envolve a administração municipal, e milhares de pessoas que se enquadram nessas situações. A expectativa do Município, após elaborar esse projeto, é de enviá-lo à Câmara Municipal para debate e discussão, podendo a proposta ser aperfeiçoada, no sentido de achar uma solução justa. Nossa estimativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas estejam nessas condições irregulares”, frisou.

Sobre os projetos do Município, o chefe de Gabinete explicou que o REURB-S prevê, em linhas gerais, que os casos de regularização fundiária urbana que envolvam a população em situação de vulnerabilidade econômica, de baixa renda, tenham seus custos e encargos assumidos pela Prefeitura. “Aos demais casos, contemplados pelo projeto de lei do REURB-E, a proposta determina que a regularização deva ser feita, com as mesmas exigências de qualquer outro loteamento, cumprindo todas as condições previstas na lei”, adiantou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.