Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação integrada promoveu o recolhimento de objetos da Concha Acústica; aos cidadãos em situação de rua do local, foram oferecidos encaminhamentos aos serviços municipais

Após duas semanas de trabalhos contínuos de orientação junto a cidadãos em situação de rua que hoje ocupam a área da Concha Acústica, na região central, a Prefeitura de Londrina realizou, na última sexta-feira (12), a remoção de objetos que estavam sendo acumulados e limitavam o uso deste espaço público pela comunidade. As atividades, totalmente pacíficas, foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e contaram com apoio da Guarda Municipal (GM).

A ação transcorreu sem nenhum problema, uma vez que a equipe multidisciplinar da SMAS já havia avisado previamente as pessoas que acumulavam os objetos no local sobre a atuação, e vinha conversando com elas nos últimos 15 dias. Como parte do programa social da Prefeitura, os assistentes sociais, psicólogos e orientadores prestaram todo o suporte necessário, oferecendo os devidos encaminhamentos a serviços municipais para atendê-los e estimulá-los a deixarem as ruas. Os objetos retirados durante a ação foram guardados pela CMTU e serão devolvidos para quem os reclamar.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, a atividade faz parte de um plano de atuação de resgate de curto, médio e longo prazo que a pasta quer intensificar em Londrina. Ações semelhantes e esta serão desenvolvidas em várias regiões da cidade. Ela informou que reuniões estão programadas para alinhar um mapeamento que definirá locais, forma de aplicação e o alcance das estratégias. “No caso da Concha Acústica, por exemplo, vários dos moradores que ali estavam já aceitaram os encaminhamentos e se dispuseram a frequentar os serviços municipais oferecidos. Isso já é um passo importante. Outros, no entanto, infelizmente se recusam a aceitar a proposta e preferem continuar nas ruas”, salientou.

De acordo com Jacqueline, com este planejamento a busca é pela intensificação e ampliação dos trabalhos de acolhimento, encaminhamento e tratamento da drogadição para as pessoas que estão em situação de rua. “Hoje Londrina tem cerca de mil pessoas vivendo nesta triste situação. A Prefeitura conta com espaços como o Centro POP, já consolidado como referência, e o Centro Dia que está em implantação para oferecer trabalhos de educação, terapia ocupacional, de saúde mental, paralelamente com ações de cultura e esporte”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.