Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), divulgou na quarta-feira (14), o cronograma do ciclo de debates referentes à revisão do Plano Diretor Municipal. Os fóruns de participação serão realizados a partir de 1º de março, e são abertos a toda comunidade. O edital completo foi publicado na edição nº 3.458 do Jornal Oficial do Município, e pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Londrina, através do link https://goo.gl/C27UJK.

Durante os fóruns de participação, serão apresentadas e debatidas as demandas da comunidade relacionadas à Estrutura Urbana e Rural, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Atendimento Social, entre outros assuntos que contribuem diretamente para melhoria da qualidade de vida nas regiões rural e urbana.

Segundo o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Soccorro, a agenda de debates inclui nove encontros, que compreendem todas as regiões da área urbana da cidade e distritos. “Pelo fato de a gente desenvolver um processo participativo, é preciso fazer, além da leitura técnica, a leitura comunitária. Por isso estamos iniciando essa rodada de fóruns, para consultar a comunidade sobre a realidade da cidade”, afirmou.

São convidados a comparecer, representantes de instituições de ensino, órgãos públicos da esfera estadual e federal, conselhos municipais, entidades de classe, sindicatos e associações de moradores. A expectativa é que todos possam contribuir com trocas de experiências e conhecimento, para que o Plano Diretor possa contemplar as preocupações e a diversidade de interesses de toda a comunidade londrinense. “Queremos que o processo seja transparente e universal, por isso convidamos toda a comunidade a participar. Também esperamos a participação das universidades, entidades e demais segmentos interessados no desenvolvimento urbano de Londrina”, disse Soccorro.

O coordenador técnico citou que, conforme o Estatuto das Cidades, como o Plano Diretor vigente foi aprovado em dezembro de 2008, a lei de revisão deve ser aprovada até dezembro de 2018. “Pretendemos concluir nossa parte até setembro para que, em seguida, o projeto seja enviado para a Câmara Municipal e siga os trâmites internos necessários para sua aprovação”, adiantou.

Os Fóruns de Participação integram a segunda fase da revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Na primeira fase, foi discutida a proposta metodológica, que irá nortear o processo de revisão. “Nessa etapa inicial nos reunimos com a comunidade, onde recebemos contribuições, sugestões de alterações e acréscimos. Agora entramos na etapa de diagnóstico, ou análise temática integrada, que inclui o ciclo de debates. Em seguida, teremos a etapa de propostas e diretrizes do plano, e por fim, a consolidação final de todo o plano diretor, com a minuta do projeto de lei”, explicou Soccorro.

Agenda de debates dos Fóruns de Participação do Plano Diretor:

REGIÃO

LOCAL

DATA/HORÁRIO

1

Maravilha

Escola Municipal Profª Corina Mantovan Okano

Rua Ivaí, 170 - Distrito de Maravilha

01/03/2018 - 19 horas

2

Irerê/Paiquerê

Escola Municipal Profª Aracy Soares dos Santos

Rua Olivio Busse, 203 - Distrito Irerê

06/03/2018 - 19 horas

3

Lerroville

Escola Municipal Bento da Rocha Neto

Rua Santos, 235 - Distrito Lerroville

08/03/2018 - 19 horas

4

Guaravera/São Luiz

Escola Municipal John Kennedy

Rua Pernambuco, 237 - Distrito Guaravera

13/03/2018 - 19 horas

5

Região Oeste/Patrimônios Espírito Santo e Regina

Escola Municipal Nina Gardemann

Rua Dragen Feld, 73 - Jardim Tóquio

15/03/2018 - 19 horas

6

Região Sul

Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano

Rua Flor de Lótus, 74 - Parque Ouro Branco

20/03/2018 - 19 horas

7

Região Central/Leste

CMEI Valéria Veronesi

Rua Benjamin Constant, 800 - Centro

22/03/2018 - 19 horas

8

Região Norte

Escola Municipal Senador Gaspar Velloso

Rua Aliomar Baleeiro, 175 – Sebastiao de Melo César

27/03/2018 - 19 horas

9

Warta

Escola Municipal Edmundo Odebrecht

Rua Eduardo Cebulski, 112 - Warta

29/03/2018 - 19 horas

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.