Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizado entre os dias 18 e 25, evento terá circuito de palestras, blitze especiais de fiscalização e educação, além do Dia Mundial sem Carro

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), preparou uma série de atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, comemorada em todo o país entre os dias 18 e 25 deste mês. A programação inclui circuito de palestras, blitze educativas, abraço pela paz e o Dia Mundial sem Carro, evento que promete movimentar uma das principais avenidas da cidade.

A largada nas ações será na terça-feira (18), às 19h30, no auditório do Sincoval, localizado na rua Ana Neri, n° 300, nas proximidades da Câmara de Vereadores. Além da solenidade de abertura da Semana, haverá também a primeira conferência do “Discutindo o Trânsito” – série de conversas com especialistas na área de tráfego e mobilidade urbana.

Com temas que abordam desde o uso das novas tecnologias no dia a dia das ruas até medidas capazes de harmonizar de forma eficiente as várias modalidades de transporte, as palestras seguem até quinta-feira (20). Com participação gratuita e aberta ao público de todas as idades, a única exigência é que os presentes estejam dispostos a discutir o futuro de Londrina.

Na sexta-feira (21), a partir das 19h, CMTU e forças de segurança farão a abordagem de condutores no interior de bares e restaurantes. A iniciativa visa chamar a atenção dos clientes para a perigosa combinação entre beber e dirigir. Já a partir das 21h, para coibir o uso de álcool ao volante, blitze da Lei Seca serão realizadas em ruas e avenidas de grande movimentação.

A programação segue no sábado (22) com o Dia Mundial sem Carro – data internacional voltada ao incentivo a novas práticas de locomoção e à reflexão sobre o uso excessivo dos automotores. O evento será realizado na avenida Higienópolis, entre a Juscelino Kubitschek e a rua Sergipe, com atrações para toda a família.

A via ficará interditada das 7h às 17h, entregando ao pedestre o espaço tradicionalmente ocupado pelos veículos. Além de shows musicais e apresentações artísticas, os quarteirões da avenida serão tomados por atividades esportivas e de recreação, serviços de saúde e beleza, corrida, caminhada, feira de adoção de animais, exposição de carros e ônibus antigos, doação de mudas, entre outras ações.

No domingo (23), às 9h, será a vez de abraçar o Igapó em nome da paz. Com faixas, cartazes, camisetas brancas ou coloridas, a ideia é que os londrinenses formem um grande cordão de solidariedade e amor entre a avenida Higienópolis e o Aterro.

Para além de conclamar o fim de todas as formas de violência, a 10ª edição do Abraço no Lago vai pedir também a paz no trânsito em Londrina. Somente entre janeiro e agosto deste ano, 60 pessoas morreram vítimas de acidentes nas ruas e avenidas do município.

No dia 24, uma segunda-feira, agentes da CMTU farão blitze educativas em diferentes localidades. A iniciativa inclui a abordagem de motoristas, pedestres e motociclistas, bem como a distribuição de materiais de conscientização.

Já na terça (25), um café da manhã vai encerrar a programação da Semana Nacional do Trânsito. O evento deve reunir CMTU, empresas parceiras, autoridades e membros da sociedade civil organizada.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, a Semana do Trânsito ocorre anualmente em todo o território nacional. Além de buscar a preservação da vida na dinâmica viária, as atividades promovidas pelos órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito buscam aliar poder público e cidadãos na construção de relações pacíficas no dia a dia das ruas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.