Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Banco de dados será utilizado nas ações para acesso aos benefícios e subsídios da Lei Aldir Blanc

Por meio da Lei Aldir Blanc, criada em decorrência da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, trabalhadores da Cultura e espaços culturais poderão receber auxílios emergenciais e subsídios. A legislação federal prevê três formatos de suporte: uma renda mensal emergencial para pessoa física, subsídios para espaços culturais, e fomento por meio de editais. O cadastramento para a renda mensal emergencial está disponível até 14 de setembro, no site www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio/renda.php. E, em caso de dúvidas sobre o benefício, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza um canal exclusivo, pelo telefone (43) 3371-6610. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

O Município implementará os demais meios de apoio previstos na lei. Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) trabalha na elaboração de um decreto municipal. E, em atuação conjunta com o Conselho Municipal de Política Cultural, discute as diretrizes de implementação da Lei e execução dos recursos em Londrina.

Para as ações da Lei Aldir Blanc, a Secretaria Municipal de Cultura usará o Londrina Cultura, que é uma plataforma lançada pela Prefeitura de Londrina para agregar, em um mesmo portal eletrônico, agentes, espaços, projetos e eventos culturais de Londrina, além de oportunidades no setor, como editais de chamamento e seleção.

Disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com base no software livre Mapas Culturais, o portal é colaborativo, permitindo que as informações sejam inseridas pelos servidores do Município e, também, pelos agentes culturais.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, explicou que cabe aos municípios e estados brasileiros a elaboração de uma regulamentação própria da Lei Aldir Blanc. “Caberá ao Município promover a distribuição dos recursos referentes ao subsídio dos espaços culturais e, também, dos fomentos. E o Londrina Cultura, que é um banco de dados que já utilizamos para os editais de seleção do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, também será utilizado para a Lei Aldir Blanc. Então é muito importante que todos estejam devidamente inscritos, e com seus cadastros atualizados, para solicitarem o acesso aos benefícios”, frisou.

Assim, todos aqueles que têm interesse em participar da política pública de cultura do Município devem fazer o cadastro na plataforma, principalmente os que têm interesse em acessar os mecanismos da Lei Aldir Blanc. Para cadastramento de agentes, espaços, eventos e projetos no Londrina Cultura, basta seguir as orientações disponíveis no Manual ou acessar o link https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/como-usar/.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Danieli Pereira, também ressaltou a importância de cada artista, produtor e trabalhador de cultura efetuar o seu cadastro. “O Londrina Cultura já existe há um tempo e, além de fazer o mapeamento de agentes, artistas, espaços e serviços, serve como divulgação do que é feito na cidade. Mas estamos em um momento muito grave, delicado, causado pela pandemia, em que todos precisam desses recursos. Então é fundamental que artistas, espaços culturais, entidades e escolas busquem informação dos mecanismos disponíveis, de forma a entrar dentro desse universo. Recomendamos a todos que se cadastrem, ou atualizem seus dados, para terem acesso às novidades, porque estamos trabalhando arduamente em cima dessa lei, e é nessa plataforma que as informações vão chegar”, destacou.

Os recursos federais destinados ao Paraná, por meio da Lei Aldir Blanc, são de, aproximadamente, R$150 milhões, e cerca de R$70 milhões serão repassados aos municípios. “Temos um Grupo de Trabalho Emergencial que envolve o Conselho, a SMC e representantes da sociedade civil, para entender a regulamentação e como se aplica dentro de Londrina, e da legislação que a cidade possui. Esse trabalho colaborativo é muito importante, e é necessária a união e colaboração de todos, para que a gente consiga fazer bom uso, da maneira mais responsável possível, do montante que virá para Londrina. Essa situação é algo que nunca vivenciamos, e a lei é ampla para toda cadeia produtiva cultural. Como os editais serão lançados pela plataforma, fica nosso apelo e convite para que todos façam seu ingresso no Londrina Cultura”, concluiu a vice-presidente do CMPC.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.