Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com as restrições que vigoraram nas duas últimas semanas, a transmissão do vírus diminuiu significativamente; bares podem reabrir a partir de hoje (25)

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati divulgou, em transmissão ao vivo (live) realizada via redes sociais ontem (24), o balanço das medidas restritivas decretadas no último dia 9 com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus. Durante a live, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgaram dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que mostram que a média móvel da transmissão do vírus caiu de 157 para 136 novos casos por dia. Também houve redução em outros índices, incluindo a porcentagem de leitos de enfermaria ocupados, que diminuiu de 49% para 28%; a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que caiu de 84% para 63%; e o número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que diminuiu de 379 para 322 casos por dia.

Marcelo explicou que 51,44% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 em Londrina são jovens de 18 a 39 anos e frisou que, como consequência do fechamento dos bares, parques e áreas de lazer de Londrina durante duas semanas, a transmissão do vírus diminuiu significativamente no munícipio. “Isso prova que os pontos críticos de transmissão não são o comércio, as lotéricas, os shoppings e o transporte público. As pessoas usam máscaras nestes locais e permanecem pouco tempo neles. Os locais de risco são as baladas, as festas, os eventos em chácaras e os jogos de futebol. Os frequentadores desses eventos, que são em sua grande maioria jovens, ficam aglomerados por horas nestes lugares, sem usar máscaras”, destacou.

Graças à melhora nos índices, os bares de Londrina serão reabertos nesta sexta-feira (25). Porém, devem seguir as orientações da Secretaria de Saúde e não poderão receber mais de 50% do número total de pessoas que têm capacidade para acomodar. Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de saúde serão fechados por uma semana. A partir da próxima segunda-feira (28), o comércio de Londrina funcionará das 10 às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os estabelecimentos ficarão abertos das 9 às 13h. Já os shopping centers ficarão abertos de segunda a sexta-feira, das 11 às 22h. Os parques, praças e áreas de lazer do município continuam interditados até o dia 5 de outubro. As festas em chácaras seguem proibidas, com multa de R$ 10 mil para quem desrespeitar esta regra.

Comércio

De acordo com o secretário de Saúde, a decisão de estender em uma hora o horário de funcionamento do comércio foi tomada com base em critérios técnicos, médicos e científicos. “Os monitoramentos feitos pelos infectologistas e epidemiologistas da rede municipal mostraram que não houve alteração dos índices de contágio nos sábados em que o comércio funcionou em horário estendido. Isso mostra que os comerciantes estão respeitando os procedimentos de saúde e os estabelecimentos comerciais não são locais de risco”, pontuou.

O prefeito Marcelo agradeceu aos comerciantes de Londrina pelos cuidados tomados durante a pandemia e pediu que contribuam para a fiscalização do cumprimento das medidas de segurança. Lembrou, também, que a força-tarefa de fiscalização do Município permanece ativa, e que o combate à pandemia é um dever de todos os londrinenses. “Os resultados que tivemos nos últimos dias mostram claramente que as medidas que tomamos contribuíram para diminuir a intensidade da pandemia. Para que possamos continuar em uma situação de estabilidade, é preciso que todos os londrinenses sigam as orientações básicas como usar máscaras, manter a distância dos outros e lavar as mãos frequentemente com álcool gel”, alertou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.