Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é conscientizar a população de Londrina e região sobre a importância de utilizar meios preventivos ao novo vírus

Com a aproximação do Carnaval e possíveis aglomerações, a Prefeitura de Londrina e diversas entidades da sociedade civil organizada chamam a atenção da população para as medidas preventivas contra o contágio pelo novo Coronavírus. Elas uniram forças e lançaram na quinta-feira (11) a campanha É Preciso Frear o Contágio.

A ideia é divulgar peças publicitárias com orientações sobre a doença e os meios de preveni-la. Para isso, durante os próximos 30 dias, a população verá diversas propagandas divulgando os hábitos e as medidas para reduzir a transmissão viral. Serão oito peças de comunicação, em formato digital que serão divulgadas semanalmente.

Os organizadores esperam que a população contribua se cuidando e ajudando a divulgar essas medidas simples, porém eficazes. Entre elas estão o uso de máscara facial, o hábito de lavar as mãos com sabão ou limpá-las frequentemente com álcool em gel a 70%, e o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro.

A primeira peça da campanha já está disponível nas redes sociais das entidades participantes e pode ser compartilhada pelo público (clique aqui para ver). Ela traz a frase “Não é porque você não vê o vírus, que ele não existe” e explica que pesquisas científicas apontam que o coronavírus consegue sobreviver fora do corpo humano, em diversas superfícies, por horas seguidas.

De acordo com o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quinta-feira (11), “estudos demonstraram que o vírus da COVID-19 pode sobreviver por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão”. Por isso, a higienização dos locais de trabalho, estudos e de outros afazeres domésticos é tão necessária, assim como o hábito de não tocar os olhos, a boca e o nariz.

Covid-19 em números

A OMS também atualizou os dados da doença e apontou que mais de 106 milhões de casos de Covid-19 já se confirmaram no mundo, sendo que 2,3 milhões de pessoas vieram a óbito devido à pandemia. Destas, apenas na região das Américas, quase 29,5 milhões de infectados conseguiram se recuperar. Em Londrina, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já confirmou mais de 34 mil casos positivos, sendo que 32.836 conseguiram melhorar, mas 629 cidadãos vieram a óbito.

Outra preocupação das autoridades é quanto aos casos mais graves da doença, que necessitam de internação em Unidades de Terapia Intensivas. No momento, de acordo com o dashboard da SMS, dos 309 leitos de UTI adulto, 225 já estão ocupados, ou seja, 72,8%. Com relação às UTIs pediátricas, das 71 disponíveis, 41 estão com pacientes, o que representa 57,7% de ocupação. “Nosso objetivo é divulgarmos as informações sobre a Covid-19, para que a população se conscientize e mantenha os cuidados preventivos, não relaxando agora no período do Carnaval”, disse o secretário de saúde, Felippe Machado.

Integram a campanha a Prefeitura Municipal de Londrina, o Hospital Universitário de Londrina (HU), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), a Organização Não Governamental Canaã, o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap), o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina (Sincovave), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal Norte), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon Norte) e a Sociedade Rural do Paraná.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.