Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa visa identificar situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravos materno infantis

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou hoje a Central de Monitoramento para Gestantes, Puérperas e Recém-nascidos, que visa fazer o acompanhamento de mulheres no momento da gestação e no pós- parto, sem que elas precisem sair de casa, fundamental neste momento de pandemia do coronavírus que tem ocasionado a restrição da circulação de pessoas. A iniciativa demonstra, mais uma vez, que Londrina está na vanguarda da saúde pública do país.

A central entrou em funcionamento ontem (13) e vem para somar ao trabalho já realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento é feito por telefone, por uma equipe de enfermeiras com apoio de médicos ginecologistas, que segue um roteiro e protocolos que visam identificar situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravos materno infantis, além de verificar se mãe e criança precisam de uma avaliação presencial. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Amapá, 700.

Divulgação

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que trata-se de uma iniciativa pioneira, voltada às ações da rede materno-infantil, que mais uma vez qualifica Londrina como protagonista nas ações e inovações relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Para que pudéssemos garantir o pré-natal de forma adequada e as orientações no pós-parto, a secretaria lança mais esta central de monitoramento, para fazer o acompanhamento de todas as nossas gestantes, de modo a garantir um pré-natal seguro, sem maiores riscos, bem como o acompanhamento puerperal”, frisou.

O secretário disse ainda que, com o advento da pandemia, naturalmente houve uma redução dos atendimentos nas unidades de saúde municipais, entretanto, algumas especialidades são essenciais, como é o caso do acompanhamento das gestantes e puérperas, por isso a assistência à gestante não parou, mesmo durante a pandemia, tanto das unidades de saúde quanto nos serviços de referência.

A enfermeira obstétrica e coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Alexandra Colmiran, explicou que a central vai atender as gestantes de alto risco e risco intermediário, assistidas nos serviços de referência do município. “Durante o atendimento, as enfermeiras perguntam se a gestante está conseguindo comparecer nas unidades de saúde, se está realizando os exames de pré-natal e tendo alguma dificuldade de acesso, bem como reforçar as gestantes e puérperas sinais de alerta que exijam uma avaliação mais imediata por profissionais de saúde”, contou.

Com relação às puérperas, o objetivo é identificar situações de fragilidade e riscos para a mãe e o bebê, como problemas com amamentação, visando reduzir riscos de complicações, infecções e desmames precoces. No casos dos bebês, é feita uma avaliação do estado de saúde do recém-nascido, que aborda como está o seu desenvolvimento, se foram feitas as vacinas necessárias, os testes de triagem neonatal, e como está a amamentação.

A coordenadora explicou que caso sejam identificadas situações de risco ou vulnerabilidade, a equipe aciona a unidade de saúde do território para que seja feita uma visita domiciliar a esta mulher ou o encaminhamento para os serviços de referência do Município, de forma precoce. “É um serviço que vem para contribuir, principalmente neste momento de pandemia, em que a grávida e a puérpera ficam apreensivas de sair de casa, vindo a expor a si e seu filho”, apontou.

A porta de entrada para o atendimento na Central de Monitoramento é feita por meio da captação das usuárias que são atendidas pelos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Maternidade Municipal, Hospital Evangélico e Hospital Universitário, e os serviços de referência para gestante de alto risco e risco intermediário.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.