Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental Londrina Pazeando vão realizar, a partir deste sábado (23), a 17ª Semana Municipal da Paz. Até o próximo dia 1º de outubro, haverá diversas atividades que visam estimular a cultura da paz e a não violência como o lançamento de livro, palestras, Festival de Música, curso de Justiça Restaurativa, acampamento pela paz e outras ações.

A primeira ação será a distribuição de panfletos sobre o 9º Abraço no Lago, que acontecerá no domingo (24), a partir das 9 horas. A divulgação do abraço acontecerá na Avenida Higienópolis (em frente ao Iate Clube) e fará parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito organizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Os organizadores do 9º Abraço no Lago estimam que, no domingo, mais de 3 mil pessoas participem da ação, que envolverá 50 entidades da cidade. O abraço será no Lago Igapó 2, localizado na Avenida Maringá com a Rua Professora Joaquim de Mattos Barreto. Assim como em edições anteriores, o Rotary Club de Londrina fará o plantio de orquídeas e haverá também a Caminhada da Paz pelas Religiões, com concentração às 8h45 no ponto de encontro número 38.

Outras ações

Na segunda-feira (25), às 14 horas, o Compaz e o Londrina Pazeando farão o lançamento oficial do Livro Londrina Pazeando 2017, no auditório da Prefeitura Municipal de Londrina, localizado no 2º andar da sede administrativa, na Avenida Duque de Caxias, 635.

O exemplar tem por objetivo trabalhar a construção pela paz com foco na Justiça Restaurativa. Para isso, ele traz reflexões sobre os 17 jeitos de mudar o mundo enfatizando o ponto 16, que há mais de 3 anos vem sendo trabalhado na cidade. A obra é uma edição anual do Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando.

Ele foi produzido com a ajuda de alunos, pais e professores de escolas municipais,  estaduais e de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Eles puderam publicar desenhos, ilustrações, textos e relatos de experiências sobre a cultura de paz. Cada aluno, professor e pais que contribuiram para a feitura do material receberá um exemplar durante o lançamento.

Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, haverá comemoração pelos 10 anos de Mídia pela Paz durante o 10º Fórum Estadual de Educação para Paz - Contribuição das Mídias para Construção de uma Cultura de Paz. Este ano a temática é "Mídia, Infância e Periferia".

Para o debate, foi convidada a promotora da Vara da Infância, Aleteia Andrade, que atua em projetos para a melhorias na comunicação no ambiente jurídico. Também participará o midiativista, Leandro Palmerah, que também é grafiteiro, músico, voluntário da UEL FM e produtor cultural da CUFA em Londrina. O encontro será na Sala 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina, na Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380.

Na quarta-feira (27), às 19 horas, será realizada a noite de autógrafos dos desenhistas e escritores do Livro Londrina Pazeando 2017. Será na Livraria Curitiba do Shopping Catuai e deve contar com a presença de cerca de 500 pessoas. No local, o livro será comercializado ao custo de R$ 15,00.

Na quinta-feira (28), das 8h30 às 17h30, os interessados poderão participar do Workshop “O caminhar restaurativo em Londrina: experiências, desafios e novas possibilidades”, que será desenvolvido no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 311, próximo ao Centro Cívico.

Durante o evento haverá exposição de relatos sobre as experiências com a Justiça Restaurativa; apresentação do Projeto Falando sobre Socioeducação com a juíza Claudia Catafesta e outros; exposição da Lei nº 12.467 e do processo de implementação da justiça restaurativa nas escolas municipais de Londrina; mostra dos gibis impresos e em vídeo sobre a educação pela paz; projeto Circulando o Viver do Patronato de Londrina; relatos e vivências de adolescentes privados de liberdade e casos judiciais. A participação é gratuita e para mais informações basta telefonar para 3572-3334. A ação é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná.

Ainda na quinta-feira (28), a partir das 19 horas, será desenvolvida a 13ª Noite de Cultura de Paz e Festival de Música, na sede da Igreja Nova Aliança, na Rua Cuiabá, 48, esquina com Rio Grande do Norte, no Centro. Ao todo, 14 pessoas se inscreveram no festival, que terá o secretário municipal de cultura, Caio Julio Cesaro, como um dos jurados.

Na sexta-feira (29), das 8h às 12h e 14h às 18h, acontecerá o 6º Curso de Capacitação de Facilitadores do Núcleo de Articulação da Justiça Restaurativa em Londrina. Ele será ministrado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) para os professores da rede municipal de ensino. As inscrições já foram encerradas e, ao todo, os participantes farão 40 horas de curso.

Sábado (23) e domingo (24), haverá o 7° Acampamento pela Cultura de Paz 2017 (ACAMPAZ). O objetivo de interagir com as entidades na troca de experiências através de atividades referentes à Cultura de Paz e à temática da Semana da Paz, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e técnicas campistas que vão proporcionar a fraternidade e a paz em busca do desenvolvimento da sociedade.  

Ainda no sábado (23), será realizado o 3º Abraço pela Paz no Hospital da Zonal Sul durante a feira da saúde, em que os participantes poderão aferir a pressão e tirar dúvidas sobre doenças como a diabetes.

Segundo o secretário do Compaz, Luiz Claudio Galhardi, a intenção é realziar ações ecléticas voltadas para a discussão da cultura de paz. “A gente está muito feliz com todas as atividades que vamos ofertar para a comunidade, porque depois de 17 anos trabalhando em cima da cultura da paz estamos colhendo os frutos em prol da construção da paz”, finalizou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.