Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estrutura da unidade terá diversas melhorias e adequações; prazo de execução é de 120 dias

Em solenidade realizada na quinta-feira (5), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos da Costa Branco, a UBS do Jardim Alvorada, na região oeste. O local passará por adequações e reparos em sua estrutura física para melhorar as condições de atendimento aos usuários e de trabalho aos funcionários. Esta unidade é a quarta a receber ordem de serviço para as obras de reforma. Objetivo é promover melhorias em 11 UBSs ainda este mês.

Após a assinatura da ordem, o prazo é de 120 dias para a execução dos serviços. Serão investidos R$ 148.078,05, advindos do governo estadual, para a realização da reforma da UBS, que será contemplada com várias melhorias, incluindo adequações nos pisos interno e externo, calçada e acessos, pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros e de instalações hidráulicas, troca dos rufos, calhas e telhado, bem como da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

Além disso, a unidade terá adequações nos sanitários para as pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida. A construtora responsável será a Construtora Regioli LTDA ME.

Segundo o prefeito, a população dos bairros de abrangência atendidos pela UBS Alvorada será beneficiada com um espaço readequado e com estrutura mais apropriada para acomodar melhor seus usuários. “Esta unidade tem 26 anos e não recebe uma reforma há muito tempo, da mesma forma como nos tem sido apontado em todas as UBSs em que estamos iniciando as obras de recuperação. É um compromisso do poder público oferecer condições para que os serviços de saúde, e todos os outros, sejam prestados com qualidade. Nesse sentido, a Prefeitura vai reformar todas as 54 unidades básicas da cidade, fazendo as adequações necessárias e dando o retorno aos munícipes”, afirmou.

Marcelo frisou que a equipe da Prefeitura está trabalhando com afinco para dar equilíbrio às finanças do Município e que, aos poucos, os resultados vão aparecendo, como no caso da área da Saúde. “Esta é a quarta do pacote inicial de 11 que estamos assinando a ordem de serviço. Isso faz parte do processo de reestruturação física da Saúde em Londrina, onde já temos recursos garantidos para a reforma e ampliação da Maternidade Municipal, reconstrução do Pronto Atendimento Infantil (PAI), construção da nova sede do Samu. Também estamos buscando recompor o quadro de funcionários para melhorar os atendimentos. Os projetos apenas são possíveis com a união de poderes e participação da sociedade”, completou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o Município está conseguindo implementar este ano várias ações que são fruto de um planejamento para a obtenção de recursos que ganhou força em 2017. “O objetivo é reconstruir a saúde de Londrina e, passo a passo, a atual gestão vem colocando em prática seus projetos, que irão beneficiar toda a população. Na UBS Alvorada, que atende mais de 20 mil pessoas de vários bairros da zona oeste, os usuários dos serviços e funcionários terão à disposição um local com ambiência renovada para que o atendimento seja prestado com ainda mais qualidade”, disse.

A coordenadora da UBS Jardim Alvorada, Elaine Campreguer, destacou a importância que a obra terá para a toda a comunidade da região, pois faz muitos anos que a unidade necessita de reforma e melhorias. “Recebemos com muita alegria a assinatura para o início da obra. Era um momento muito aguardado por todos os usuários dos serviços da UBS, bem como da equipe de servidores e funcionários que atuam no local, prestando com muita dedicação a assistência e cuidados diários em seus serviços. Agradecemos ao prefeito pelo empenho na busca de renovação na atenção básica e aguardamos ansiosamente pela entrega da reforma que vai trazer adequações importantes na estrutura física para melhor atender os cidadãos”, comentou.

A cerimônia também contou com a presença do vereador Eduardo Tominaga; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Londrina, Cícero Cipriano; de Ricardo de Oliveira, representando a 17ª Regional de Saúde de Londrina; do advogado e ex-senador pelo Paraná, Francisco Leite Chaves; além de representantes de bairro e servidores.

Sobre a UBS

A unidade foi inaugurada em 1992 e conta com 260 metros quadrados. Neste local, a população encontra atendimentos de enfermagem, clínica-médica e clínica-odontológica, além de contar com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com profissionais da área de nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia e educação física.

Ao todo, são quase 24 mil pessoas referenciadas nesta unidade, que abrange os bairros Jardim Santo Antonio, Alvorada, Araxá, Baldan, Bilha, Campo Belo, Champagnat, Coroados, Country Club, das Araucárias, Dom Ático, Dom Bosco, Bancários, Hedy, Itamaraty, Los Angeles 1 e 2, Presidente, Quebec, San Remo, Shangrilá-A, Sumaré, Veraliz A, B, C e D, e Araxá 1, 2 e 3, Residencial Napoli, Vale do Rubi, Aurora, Judite, Vitória e Andrade.

Esta será a segunda vez que a unidade de saúde receberá a reforma. A primeira foi em 1998 com uma pintura no ambiente interno e externo. Durante o período das obras, os profissionais da UBS Alvorada atenderão a população na Undiade Básica de Saúde Carlos Augusto Mungo Genez, localizada na Rua Juhei Muramoto, nº 22, no Jardim Tókio.

Renan Oliveira e Ana Paula/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.