Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Macrozoneamento Interativo está disponível, até a conferência, na página inicial do site do IPPUL

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), vai realizar no sábado (15), das 8h às 19h, a 2ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor. O encontro será no auditório da UniCesumar, localizado na Avenida Santa Mônica, 450.

Os interessados em participar podem se inscrever no horário e no local do evento, mas é importante ter em mãos um documento pessoal com foto. O credenciamento acontecerá até as 9 horas, visto que a abertura oficial dos trabalhos está marcada para 8h30.

Na sequência, às 9 horas, será realizada uma apresentação técnica e a leitura do regimento e da Minuta da Lei Geral do Plano Diretor para destaques. Haverá tempo para a discussão das propostas e formalização dos autores que as subscreverem. No período da tarde, os participantes poderão ter acesso à leitura, ao debate e à aprovação dos destaques. O encerramento está previsto para as 19 horas.

O objetivo é apresentar à população todo o trabalho realizado até o momento em prol da revisão do plano e, por meio de interlocuções de diversos setores da sociedade civil e do poder público, apresentar e aprovar a minuta da lei de revisão do Plano Diretor de Londrina.

Os cidadãos que desejarem podem obter a minuta da lei e outros documentos no site do IPPUL, através do link http://ippul.londrina.pr.gov.br/index.php/plano-diretor-2018-2028/etapa-iv-minuta-de-lei.html. Os participantes serão divididos em um dos quatro grupos que são os observadores, que terão direito à voz nos debates; os delegados eleitos na pré-conferência e os indicados pelo poder público, que poderão expor seus apontamentos e terão direito à voto e os convidados que poderão esclarecer dúvidas quando forem questionados.

No último encontro, os participantes debateram sobre habitação, atendimento social e infraestrutura; emprego, mobilidade e preservação ambiental; e gestão democrática. Os grupos selecionaram os assuntos considerados destaques para serem levados à plenária e as propostas aprovadas foram sistematizadas para comporem a minuta do projeto de lei, que inclui as Macrozonas Urbanas e Rurais do município e os Instrumentos Urbanísticos.

Após apresentação e aprovação da minuta, ela seguirá para a análise e aprovação na Câmara Municipal de Londrina. O Plano Diretor aprovado este ano guiará a atuação do Poder Público e da iniciativa privada, até 2028, em prol do desenvolvimento de políticas públicas, propostas e instrumentos necessários ao planejamento urbano, considerando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e  ao desenvolvimento das atividades econômicas. A elaboração dele segue o preconizado na Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana.

Ferramenta digital

Com o objetivo de promover o acesso às informações que constam na minuta do projeto de Lei Geral do Plano Diretor, foi disponibilizado, no site do Ippul, o Macrozoneamento Interativo. Trata-se de uma ferramenta que apresenta todas as macrorregiões da cidade. Clicando em cada uma delas, é possível acessar as diretrizes, gerais e espacializadas, bem como as estratégias aplicadas. “A ampliação das formas de acesso à informação é fundamental para a construção do Plano Diretor. E a disponibilização desta ferramenta tem o objetivo de facilitar a consulta das informações divulgadas na Minuta da Lei Geral”, frisou o presidente do Ippul, Roberto Alves Lima Junior.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe do Ippul juntamente com o Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon). Para a arquiteta do Ippul, Ana Luiza Moreira, o aplicativo auxilia a comunidade na compreensão da espacialização das diretrizes e estratégias para cada área. “É um material suplementar para subsidiar os delegados que participarão da 2ª Conferência. E também é voltado para a população em geral, que vai poder clicar na região onde mora e ver o que o Município planeja, como prioridade, para aquela área”, detalhou.

Ana ressaltou que as informações que constam no aplicativo poderão sofrer alterações durante a 2ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor, ou na Câmara Municipal, onde o projeto de lei será encaminhado. “Essa ferramenta vai auxiliar as pessoas a visualizarem e compreenderem o espaço onde elas moram. E todas essas informações que ali constam foram obtidas nos fóruns de participação popular, juntamente com os dados técnicos. Com base nesses levantamentos, foram definidas as estratégias gerais, que são para o município inteiro, e as específicas para cada macrozona”, explicou.

O Macrozoneamento Interativo poderá ser acessado até sábado (15), quando ocorre a segunda audiência e aprovação da Minuta da Lei Geral. O documento foi publicado na página inicial do site do IPPUL, disponível no link http://ippul.londrina.pr.gov.br.

Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.