Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Premiação é um reconhecimento pela implantação do Programa de Educação Empreendedora em todas as escolas do Ensino Fundamental I

Londrina foi contemplada pelo 1º Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná, por ter implantado o Programa Sebrae de Educação Empreendedora em 100% das escolas do Fundamental I, que totalizam 84 unidades. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (17), em Curitiba. A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, recebeu o prêmio, em nome do Município.

O prêmio foi concebido com o intuito de reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora, premiando e disseminando métodos de destaque adotados em todos os níveis da rede de ensino paranaense. “Esta premiação é um reconhecimento pelo esforço do Município em implantar o programa em todas as unidades municipais com ensino fundamental”, destacou a secretária Janet. “A educação empreendedora é muito importante, pois desperta hábitos e atitudes nas crianças, para que elas obtenham êxito profissional, seja na atuação em empresas, seja na abertura de seu negócio próprio”, completou.

Além de Janet, também participou da cerimônia de premiação a professora Mileide Carla Novelli da Silva, da Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira. Ela foi contemplada na categoria Professor de Ensino Fundamental 1º Ciclo com práticas mais inovadoras em Educação Empreendedora, regional norte. A professora Mileide é responsável pela execução do programa na Escola, ao lado da professora Jacqueline Furtuoso.

O projeto da Escola Municipal Moacyr Teixeira gira em torno de uma horta, implantada em abril deste ano, em um espaço que estava sem destinação. Todos os 697 alunos da unidade atuam no projeto, no cultivo de temperos, ervas aromáticas, legumes e hortaliças e na venda dos produtos para a comunidade.

Segundo a professora Mileide, além das atividades teóricas, todas as semanas os alunos fazem uma pequena feira, montada na calçada da escola para a venda dos produtos para a comunidade. O valor arrecadado é destinado para investimentos na própria horta e o lucro fica com os alunos. “Eles ainda não decidiram o que vão fazer com o dinheiro, pois decidirão em conjunto”, disse.

Para Mileide, a implantação do programa trouxe ganhos importantes para os alunos, despertando neles características empreendedoras como iniciativa, trabalho em equipe e autonomia. Na sexta-feira (25), das 10 às 12 horas, e das 15h30 às 17h30, os alunos farão uma mostra dos trabalhos realizados durante o ano, dentro do programa.

Eles também montarão uma feira, onde venderão diversos produtos como ervas aromáticas, chás, vasos de temperos naturais, brinquedos ecológicos, produzidos com materiais recicláveis, e alimentos como sanduíches naturais. Além disso, durante o evento, os alunos irão doar rações para animais carentes atendidos pela Associação Defensora dos Animais (ADA), arrecadadas durante campanha realizada neste mês.

Sobre o Programa - O Programa Educação Empreendedora proposto pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Em Londrina, ele foi implantado nas escolas municipais em fevereiro deste ano.

Para isso, os professores participaram de diversas capacitações promovidas pelo Sebrae, as quais certificaram cerca de 120 professores para serem responsáveis pela implantação do programa em suas unidades escolares. Além disso, cada aluno recebeu um material didático preparado pelo Sebrae.  

Uma vez por semana os alunos recebem atividades teóricas e práticas que estimulam a cultura do empreendedorismo e cada unidade tem autonomia para desenvolver projetos dentro dos conceitos do Programa, fomentando, entre os alunos, comportamentos empreendedores. O Município irá renovar a parceria com o Sebrae para 2017, para que novos professores possam participar de capacitações e novos alunos recebam o material de didático do Sebrae.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.