Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete,na tarde de ontem (11), o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Durante o encontro, Neto anunciou repasses na ordem de R$ 1.950.000,00, para que sejam realizadas reformas e melhorias estruturais em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também participou do evento.

As Unidades Básicas de Saúde ficam localizadas nos distritos de Lerroville, Paiquerê e Warta; e na área urbana, nas regiões central (Vila Casoni, Centro Social Urbano Vila Portuguesa), leste (Ernani Moura Lima), norte (Maria Cecília, João Paz, Carnascialli), oeste (Leonor, Jardim do Sol, Alvorada), e sul (Piza).

A quantia destinada a cada uma das UBSs é de R$150mil. Os valores serão repassados ao Município por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária (APSUS). Marcelo agradeceu o repasse recebido. “Hoje as palavras são só de agradecimento, ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de Saúde, pela atenção sempre dispensada à cidade de Londrina. Saúde é uma das coisas mais importantes na vida de cada um dos cidadãos, e esses recursos virão para que Londrina possa fazer melhorias e reformas em, aproximadamente,15 UBSs da cidade, dando as condições necessárias para que a população tenha um atendimento da melhor qualidade”, destacou.

O prefeito de Londrina ressaltou que os repasses, que serão feitos pelo Estado ao Fundo Municipal de Saúde, são extremamente necessários e bem-vindos. “Nós temos várias unidades onde a gente sabe que chove mais dentro do consultório do que fora. Então esses recursos vêm numa hora muito boa, para que a gente possa dar a total atenção e um atendimento digno a nossa população. Fica aqui minha palavra de gratidão ao governador Beto Richa e ao secretário estadual Michelle Caputo”, enfatizou.

Com os recursos, a Prefeitura dará início ao programa de reestruturação e recuperação predial emergencial. A expectativa é que sejam executadas melhorias em pisos, telhados, pinturas e parte elétrica das unidades. O Município fará, em breve, a abertura de licitação para contratação de empresas responsáveis pelas reformas.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, fortalecer a atenção básica é extremamente importante para organizar o sistema público de saúde. “É uma oportunidade de rever o prefeito Marcelo, que é um profissional da saúde de muito valor, uma pessoa de compromisso com a saúde das pessoas, e por isso faz uma gestão priorizando a saúde. Londrina tem um histórico, lá no passado, como referência nacional na saúde, e hoje tem tudo para fazer isso de volta. Lamentavelmente, quatro ou cinco gestões passadas desconstruíram um sistema que chegou a ser vanguarda no Brasil. E agora vamos retomar isso, tenho convicção”, afirmou.

Sede do Samu – Durante o encontro, também foi apresentada ao secretário de Estado da Saúde a planta do local onde será construída a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). “Recebi por parte do prefeito que já tem todas as aprovações necessárias e todos os estudos para construção de uma sede moderna de um serviço que para nós é essencial, o Samu. Pedi a ele para modular o projeto, para ver se a gente consegue fazer em duas etapas, e neste ano ainda, fazer a primeira”, disse Neto.

Tutoria na Atenção Primária de Saúde – O prefeito de Londrina, acompanhado do secretário municipal de Saúde, assinou o termo de adesão do Município à implantação da Tutoria na Atenção Primária em três UBSs de Londrina. O programa, do governo estadual, realiza avaliações nas unidades para conceder os selos bronze, prata e ouro.

O programa prevê que, após o Município aderir à Tutoria, serão preparadas equipes para que haja a aplicação do questionário de avaliação. Posteriormente, são discutidas com os gestores e as equipes as não conformidades dos serviços, com elaboração de um plano de adequação dessas não conformidades. E, ao final do processo, as equipes passam por avaliação externa para a certificação com os selos diferenciados.

A implantação do selo bronze irá ocorrer nas UBSs Campos Verdes, Jamile Dequech e Padovani. E na UBS do Parque Ouro Branco, deverá ser obtido o selo prata. “Essa avaliação é rígida, com mais de cem itens na avaliação, para mudar processos e garantir segurança ao paciente. E os relatos, onde o programa foi implantado, são fantásticos, pois muda a qualidade do atendimento, com humanismo e dignidade”, explicou Neto.

Para o secretário municipal de Saúde, a adesão ao processo de tutoria do Estado tem como objetivo melhoria nos processos de trabalho e a qualidade da assistência da atenção primária. “Entendemos que é de extrema importância a adesão de Londrina nesta tutoria, pois o objetivo do prefeito é que a gente reestruture a atenção básica do Município. Então, em três unidades, estamos aderindo ao selo inicial, que é o selo bronze, e em uma outra unidade, ao selo prata, pois essa UBS já é classificada como selo bronze”, explicou.

Com a assinatura do termo de adesão, o Município compromete-se a adotar medidas para qualificação do processo de trabalho, e melhoria do acesso da população às unidades, garantindo condições adequadas para a realização das ações. Também deverá apoiar as equipes de saúde, no que se refere ao plano de ação e cronograma por elas elaborado, para viabilizar as ações propostas na Tutoria. E, por fim, divulgar ao Conselho Municipal de Saúde e à população as informações pertinentes ao processo da Tutoria.

Também estavam presentes o chefe de gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, e a diretora da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanches.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.