Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A alteração, sancionada pela lei municipal nº 12.994, tem o objetivo de atrair mais eventos e atividades para a cidade

Para ampliar cada vez mais a oferta de eventos, atividades culturais e de lazer em Londrina, a Prefeitura reduziu a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) referente a serviços de diversão, lazer e entretenimento. A medida foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, com a lei municipal nº 12.994, publicada na edição nº 3.956 do Jornal Oficial do Município.

Dentre as categorias de serviços beneficiadas com essa medida, estão os espetáculos teatrais e circenses, competições esportivas, parques de diversões, concertos, desfiles, exibições de filmes, entrevistas e musicais e outros. Locação de salões de festas, centros de convenções, estádios e ginásios, dentre outros, também integram o rol que tiveram a redução do imposto.

Como a Nota Fiscal de Serviços é emitida em meio eletrônico, a alteração da alíquota é feita automaticamente. O prestador de serviços local efetua a emissão através do sistema disponibilizado pelo Município, já prestadores de outras cidades que queiram realizar eventos em Londrina devem emitir a nota previamente, para obterem o alvará.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, a medida, que passa a vigorar neste exercício de 2020, coloca Londrina no patamar de outras cidades, como Curitiba e Maringá. “Um estudo feito pela Prefeitura em parceria com a UTFPR e o Londrina Convention Bureau mostrou que cidades de porte similar possuíam uma alíquota menor, e que isso impacta na atração dos eventos, tirando o foco de empresas trazerem grandes shows para Londrina”, contou.

Ubiratan destacou que a renúncia fiscal estimada pela lei municipal nº 12.994, deve ser compensada com o aumento na quantidade de serviços, que devem ser ampliados na cidade. “E esses eventos têm um consumidor mais disposto a consumir. Nossa expectativa é abrir mais oportunidades de shows, feiras, competições e serviços de lazer acontecendo em Londrina, fortalecendo nosso mercado interno e aumentando a movimentação de recursos na cidade”, explicou.

Essa previsão é baseada no estudo “Sondagem sobre redução dos impostos como atrator de eventos com apelo turístico”, elaborado pela UTFPR Campus Londrina. O levantamento mostrou que, com uma redução da alíquota de 5% para 2%, o número de eventos na cidade poderia passar de 10 para 19. E com uma queda estimada em 8,7% na arrecadação tributária, deve ocorrer aumento de 90% no que diz respeito ao público. “Com certeza é algo que trará resultados, e tornou Londrina muito mais competitiva”, frisou o presidente da CODEL.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.