Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto irá atender pacientes da policlínica, com diagnóstico de Alzheimer, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa  (CCI) "Benedito Camargo Sobrinho" na Região Oeste

Nesta terça-feira (14), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Idoso, relança o projeto “Memória e Comunicação”, desenvolvido desde 2003 e que agora foi remodelado para atendimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) "Benedito Camargo Sobrinho", da região oeste, localizado na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.

O projeto consiste em atender grupos de até 12 pessoas com diagnóstico de Alzheimer. A responsável pelo projeto é a assistente social e gerontóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Liz Clara Campos. Segundo ela, as atividades serão desenvolvidas de forma lúdica, objetivando a estimulação da memória, comunicação e inclusão social.

O público-alvo do projeto são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na Policlínica Municipal, no ambulatório de Alzheimer, com a doença em fase inicial a moderada, identificadas clinicamente e encaminhadas ao projeto pela médica geriatra responsável Lindsey Nakagogue. Inicialmente, os pacientes são encaminhados à Policlínica através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Liz contou que a iniciativa é voltada tanto aos pacientes quanto aos familiares cuidadores. Durante o relançamento, a assistente social também ministrará a palestra com tema “Memória e Envelhecimento”. Serão 16 encontros realizados para os idosos e três para os cuidadores. “Após os encontros, a ideia é que os idosos tenham a possibilidade e estejam motivados a participar de outras ações e outras atividades, tanto no próprio centro de convivência quanto em outros espaços que atendam o idoso em londrina”, destacou Liz.

A secretária Municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, ressaltou que está muito satisfeita com a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pois considera extremamente relevante qualquer ação que promova o cuidado e a melhora da qualidade de vida de pessoas idosas que possuem a doença de Alzheimer.

O projeto foi premiado com menção honrosa no Conselho de Secretários Municipais em 2016 e também foi apresentado junto a um dos congressos mais bem conceituados do País, na área de saúde, o Congresso Rede Unida, no mesmo ano.

Dayane Albuquerque/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.