Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Veículo equipado será adquirido para realizar serviços de castração cirúrgica em animais domiciliados e semi-domiciliados

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará processo licitatório para a aquisição de um Castramóvel, veículo que será utilizado em procedimentos de castração cirúrgica para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados. O prefeito Marcelo Belinati assinou, na quinta-feira (5), o documento que autoriza a abertura de licitação. Trata-se de um trailer não-motorizado que será equipado para funcionar como um centro cirúrgico, cuja finalidade é realizar serviços de castração em todas as regiões do município, visando minimizar os impactos de abandono e maus-tratos aos animais.

Para adquirir o veículo, o Município terá à disposição um recurso de R$150 mil, viabilizados pela vereadora Daniele Ziober junto ao Governo Federal, por meio de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi. Outros 80 municípios do Paraná também estão recebendo o Castramóvel.  Nos próximos dias, a licitação será encaminhada à Secretaria Municipal de Gestão Pública para os trâmites de contratação. O prazo de conclusão do processo será de 30 a 90 dias a partir da abertura.

Segundo a vereadora, juntamente com a ação de compra do Castramóvel estão sendo buscadas parcerias junto a universidades, clínicas e outras entidades para a realização dos serviços veterinários e de suporte aos animais, bem como de orientação a seus donos. “É uma grande realização a concretização do projeto do Castramóvel em Londrina, pois o controle de natalidade, o abandono e os maus-tratos aos animais representam uma importante questão de saúde pública. Vamos promover chamamentos públicos para credenciar, por regiões da cidade, protetores interessados em participar das ações. A ideia é levar o veículo para circular nos bairros fazendo plantões, com serviço divulgado para a população, que poderá levar seus animais para castrar”, contou.

A vereadora também informou que, além do serviço de castração cirúrgica, outro objetivo é tentar agregar à iniciativa, também por meio de parcerias, os serviços de vacinação e implantação de chip nos animais. “Contamos com a força da sociedade e o suporte da Prefeitura para buscarmos unir forçar em prol da causa animal. Atualmente, temos cerca de 60 mil animais abandonados e semi-domiciliados na cidade, sendo que nasce semanalmente uma média de 40 filhotes. A gestão do prefeito Marcelo vem mostrando sensibilidade e atenção desde o começo para a questão dos animais, e isso se concretiza mais uma vez com o apoio ao projeto”, acrescentou.

O prefeito Marcelo ressaltou que haverá um trabalho no sentido de consolidar parcerias para o desenvolvimento das atividades do Castramóvel. Ele informou que a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar um veículo para conduzir o trailer durante os atendimentos. “A causa animal nunca foi foco de políticas públicas efetivas em Londrina, normalmente quem cuida dos animais são os protetores e as ONGs, que fazem os trabalhos com grande amor e carinho. Desde o início do mandato, estamos dando força e instituindo diversas ações, dentro da legalidade, no sentido de criar políticas na área. Estamos à disposição para fazer Londrina crescer em todos os sentidos, e daremos suporte às boas iniciativas”, destacou.

O prefeito citou que, recentemente, foi criado o Fundo de Proteção aos Animais (FUPA), um Banco de Ração, e está em curso o projeto do Centro de Zoonoses e Bem-Estar Animal, entre outras medidas. “Não se trata apenas de amor e proteção aos animais, mas de uma importante questão de saúde pública”, defendeu.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado disse que a medida que viabiliza o Castramóvel é um grande avanço e um ganho relevante para Londrina. “A Secretaria de Saúde será responsável pelo comando técnico da condução do Castramóvel e dará força na busca de parcerias. Enxergo que a cidade, com a ação capitaneada pela vereadora Daniele Ziober, fortalece cada vez mais o ciclo de restauração da saúde pública com esta política voltada para a causa animal no controle da natalidade, que é de extrema importância”, frisou.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.