Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação integra o projeto Galeria a Céu Aberto, que visa promover o contato da população com a arte

Após ganhar um mural de graffiti em outubro, o Cemitério São Pedro irá receber uma nova intervenção artística. A partir desta quinta-feira (28), pela manhã, será iniciada a colagem de telas em giclée com fotos históricas de Londrina, no muro da Rua Professor João Cândido. No total, serão colocadas 50 telas e o objetivo é instalar pelo menos metade delas até o dia 10 de dezembro, dia do aniversário da cidade. O cemitério fica na região central da cidade.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), patrocinadores, e o artista plástico radicado em Londrina, Carlos Kubo, que cedeu todas as telas.

O giclée é uma técnica de impressão de alta qualidade feita em tecido, que reproduz obras originais em tamanhos maiores. As telas que serão instaladas no muro do cemitério têm 2,80 metros de altura e 3 metros de largura. A administradora da ACESF, Fabiana Borelli Amorim, contou que a ação integra o projeto Galeria a Céu Aberto. “O muro do cemitério passou por reforma recentemente e a intenção é transformar o espaço em um ponto de manifestações culturais, promovendo a aproximação e o contato da população com a arte”, disse.

As 50 fotos que irão compor o cenário representam o desenvolvimento de Londrina desde sua fundação, como a chegada do primeiro trem à cidade, em 1935, e a do primeiro avião no ano seguinte; a Catedral Metropolitana, inaugurada em 1934; a Estação Ferroviária sendo construída, em 1949; a pavimentação da cidade e imagens da região central nos anos 1950; a inauguração do Hospital Santa Casa, em 1944; o primeiro jogo do Londrina Esporte Clube, em 1956; dentre outros.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.