Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 3 mil pessoas, que recebem o benefício, precisam atualizar os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá realizar um mutirão para atualização e inclusão das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único. A ação acontecerá nos dias 10, 17 e 24 de novembro e 1 de dezembro, das 8h30 às 17 horas, na praça de atendimento da Prefeitura de Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda, por pessoa do grupo familiar, seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

Segundo a gestora municipal do Programa Bolsa Família, Claudia Renata Fávaro, é necessário que os beneficiários atualizem as informações para evitar que o benefício seja suspenso a partir de janeiro de 2019 por falta de atualização dos dados no Cadastro Único. “Além disso, este sistema significa acesso a vários outros benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, tarifa de telefone, tarifa social de água e outros, pois o CadÚnico serve de critério cadastral de diversos programas municipais, estaduais e federais”, ressaltou.

As famílias estão sendo comunicadas por meio de cartas de convocação para comparecer no mutirão, que contará com a colaboração de 35 servidores municipais. As pessoas que receberam as cartas devem ligar para o telefone 3378-0420 para realizar o agendamento da atualização. No dia agendado, elas devem levar os documentos pessoais de todas as pessoas que moram junto e um comprovante de residência (conta de energia, água ou de telefone).

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em Londrina há aproximadamente 3 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada e que precisam atualizar os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao todo, no município são 14.240 beneficiários que recebem o BPC, conforme último relatório publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, com base no pagamento efetuado em junho de 2018. São 5.818 pessoas com deficiência e 8.422 idosos que recebem um salário mínimo ao mês. Em junho, foi pago, aos beneficiários, o montante de R$ 13.547.898,75 e, no primeiro semestre de 2018, o valor pago foi de R$ 80.729.849,82.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.