Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira fase do programa concedeu 276 próteses, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas do Município

A Prefeitura de Londrina realizou, no período de outubro a dezembro de 2019, o primeiro Mutirão de Próteses Dentárias da cidade. Por conta desta iniciativa, a Secretaria de Saúde convocou pessoas que aguardavam em fila de espera para obter próteses totais, da arcada superior e inferior. Dentre os 180 pacientes agendados para esta etapa do mutirão, 138 fizeram o tratamento completo, com cinco consultas realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na área central de Londrina. Estes pacientes receberam, do Município, 276 próteses totais para substituir os dentes faltantes. “Esta iniciativa pode parecer simples, mas faz muita diferença na vida de uma pessoa, porque resgata o sorriso, além de todos aspectos fisiológicos, como a  mastigação”, destaca o prefeito Marcelo Belinati.

“Voltei a ser feliz” – Pedro Silva Lemes, de apenas onze anos, passou os últimos três anos vendo a avó, Simone de Fátima Pereira Lemes, perder a alegria e a vontade de estar com os amigos e familiares. Preocupado, ele pediu em uma carta para o Papai Noel o tratamento para sua avó, com quem passa boa parte do tempo. “Eu queria ver ela sorrir há uns anos. Quando ela ia tirar foto, colocava a mão no rosto para não mostrar que não tinha os dentes. Tinha vergonha de foto, de sair de casa, falar com as pessoas e tudo mais. Na carta para o Papai Noel, ao invés de pedir algo para mim, pedi o tratamento dela, e fiquei em segredo. Não contei nem para os meus amigos ou ninguém de casa”, explicou o neto.

Ao conferirem o pedido do aluno, as profissionais da Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti encaminharam a cartinha até a Unidade Básica de Saúde do bairro, que entrou em contato com a paciente e agendou uma consulta. Simone recebeu muito bem a surpresa, e deu início ao tratamento necessário para que, depois, tivesse a elaboração das próteses.

O acompanhamento na UBS do Jardim do Sol durou cerca de dois meses.   “Quase no terceiro mês após a ligação contando da cartinha, eles me mandaram ir ao CEO fazer as próteses. Foi muito rápido, porque eles queriam agilizar para me dar esse presente antes do Natal. E eles conseguiram. No dia 20 de dezembro eu saí do CEO com meus novos dentes, sorrindo. Adorei esse presente, não imaginei que meu neto teria essa atitude, só tenho que agradecer por esse menino maravilhoso”, comemorou.

Sobre o período de quase três anos em que ficou sem cuidar da sua saúde bucal, Simone tem tristes lembranças. “Eu não tinha vontade de sair, de comer, de nada. Tudo me faltava. Comecei a ficar com isso na cabeça, eles me pedindo para sorrir nas fotos e eu não sorria. E pensando que iria ficar nessa situação para sempre. Até que agora, no final do ano, meu neto escreveu essa cartinha e ganhei esse presente. Eu não estava feliz e isso me fez voltar a ser como era antes. Minha neta de três anos agora diz o tempo todo que estou linda, voltou a minha felicidade, a minha alegria”, disse.

A paciente também ressaltou a atenção que recebeu dos profissionais de Odontologia, tanto da UBS quanto do Centro de Especialidades. “O atendimento foi excelente, eles ligavam direto na minha casa, acompanhando como eu estava toda semana. Foi muito bom mesmo, eles estão de parabéns, adorei o trabalho. Graças a esse pessoal passei o natal muito, muito feliz, e agora estou compensando o tempo perdido”, agradeceu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.