Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Exercícios podem ser feitos em casa para fortalecer os músculos e alongar o corpo

Para ajudar as pessoas que têm passado mais tempo em casa, muitas vezes, sentadas na mesma posição, os professores de educação física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), da Secretaria Municipal de Saúde, estão gravando e disponibilizando vídeos gratuitos com exercícios físicos para toda a população.

O objetivo é auxiliar na prática correta das atividades que melhoram a mobilidade articular, a flexibilidade, ajudam no relaxamento, aliviam as tensões e diminuem as dores musculares. Para isso, basta acessar a página “Exercício e Saúde”, no YouTube (veja aqui). Até o momento, há 11 aulas disponíveis e várias playlists com exercícios de alongamento, aquecimento, fortalecimento muscular, dança e aeróbicos. Além disso, toda segunda-feira tem vídeos novos.

Segundo o educador físico do NASF AB, Geder Harami, a ideia surgiu, após conversar com os professores e os alunos que frequentavam as aulas presenciais de alongamento e atividades físicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a chegada da pandemia trazida pelo novo coronavírus, as atividades presenciais foram suspensas e, para não perder o contato com os alunos, os profissionais começam a enviar vídeos com aulas pelo aplicativo de conversa por celular.

“Nosso público são os alunos que participavam das aulas presenciais nas UBS e nos três CCIs, porque toda segunda-feira, eles recebiam quatro aulas pelo Whatsapp. Nós continuamos mandando essas aulas, mas agora disponibilizamos também no YouTube para quem quiser praticar atividade física. A ideia é que as pessoas possam fazer atividade em casa, por isso equilibramos os exercícios para que eles não sejam tão intensos e também não sejam só explicativos”, explicou Harami.

Dia do Desafio

Em média, os vídeos já têm cerca de 400 visualizações, sendo que o veiculado no Dia do Desafio já foi visto mais de 1.700 vezes. Se você quiser assistir também basta clicar aqui. Geralmente, o Dia do Desafio une cidades para praticarem atividade física disputando entre si para ver quem mobiliza mais pessoas para isso. Este ano, a disputa foi um pouco diferente, pois todas as cidades mundiais concorreram simbolicamente contra o coronavírus. “Estamos aqui para incentivar vocês a fazerem exercício em casa mesmo. Vamos dançar com a gente, se movimentar e fazer exercício”, convida a educadora física do NASF, Anne Cristine Becchi.

Recomendações

Os professores recomendam que os participantes utilizem uma roupa confortável e tênis (ou outro calçado confortável) para realizar os exercícios. Além disso, é importante que todos respeitem o limite de seu corpo, fazendo os movimentos calmamente e respirando profundamente, e escolham um local plano e regular para se exercitar. Essas e outras dicas podem ser assistidas no primeiro vídeo feito pelos educadores do NASF, contendo as orientações gerais. Clique aqui para ver. Esta é a primeira vez que a equipe do NASF faz a produção de vídeos aulas.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios