Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A holding J. Macêdo irá construir também um laboratório tecnológico na nova Cidade Industrial. Mais de R$ 500 milhões em investimentos.

O prefeito Marcelo Belinati firmou, nesta quarta-feira, termo de protocolo de intenções com o presidente da holding J.Macêdo, Walter Faria Junior, grupo nacional líder nos segmentos de farinhas de trigo e misturas para bolo. A medida oficializa os preparativos para instalação de um novo complexo em Londrina, na Cidade Industrial.  A conquista é resultado de uma parceria entre os governos municipal e estadual. Amanhã, o prefeito, diretores da empresa e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) estarão em Curitiba, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, para oficializar o projeto. O governo do Estado irá apoiar a iniciativa com benefícios fiscais.  A expectativa é que sejam investidos pelo menos R$ 500 milhões na unidade, gerando mais de 4 mil e 500 empregos na cidade, entre diretos e indiretos.

O prefeito Marcelo Belinati enfatiza que esta é uma enorme conquista para a cidade, que comprova que Londrina vive um grande momento, voltando a receber grandes indústrias e empresas, como não acontecia há muitos anos.  “São cinco indústrias dentro do mesmo complexo, que vão gerar muitos empregos, com potencial para mudar a economia da cidade. A vinda J.Macêdo para Londrina é resultado de um trabalho em conjunto com as equipes da prefeitura e do governo do Paraná e da empresa. Agradeço ao governador Ratinho Junior por todo apoio nesta conquista”, apontou.

De acordo com o presidente da empresa, o complexo de Londrina, que terá 376 mil metros quadrados de área construída, contemplará um moinho de trigo, que deve ser um dos cinco maiores do Brasil, uma fábrica de massas e uma de biscoito, um centro de distribuição e um centro de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre o trigo. Com a assinatura do protocolo, a intenção da empresa é iniciar a implementação do projeto, com apoio da prefeitura e outros órgãos governamentais, e lançar a pedra fundamental no segundo semestre do ano que vem, para iniciar as operações dentro de dois anos.

O presidente do grupo adiantou que a partir de Londrina a ideia é fazer um abastecimento para grandes cidades brasileiras, principalmente abastecendo o estado de São Paulo, principal estado de consumo da empresa. “Londrina então passará a ser um grande abastecedor do estado de São Paulo”, afirmou. Segundo ele, a escolha por Londrina se deve por tudo que o município desenvolveu ao longo de seus 85 anos. “É uma cidade que se reinventou, após a geada negra que dizimou os pés de café, mostrando sua pujança e seu desenvolvimento organizacional. Estamos na cidade há 44 anos, com o moinho Dona Benta, e hoje Londrina está classificada como a cidade mais transparente do Brasil, tem equilíbrio nas contas públicas, e isso viabiliza uma série de investimentos. Também conta com uma infraestrutura excelente, parque tecnológico e a cidade industrial. Uma série de fatores viabilizam o estudo, planejamento e implementação de um projeto deste porte em Londrina”, contou.

Com relação ao Centro Tecnológico, Faria Júnior disse que ele proporcionará o investimento em inovação, porque vai gerar o desenvolvimento de pesquisas em diversas categorias, como de farinha, biscoito, massas, mistura para bolo, focando em ideias para melhorar, cada vez, mais a qualidade dos produtos, com sabor que agrade toda a família brasileira. “Aqui em Londrina, teremos oportunidade para começarmos um desenvolvimento mais consistente na inovação do trigo, trazendo soluções para alimentação, nutrição e para o desenvolvimento de uma boa refeição. Para cada tipo de produto poderemos trazer uma solução para o consumidor brasileiro. Esta é uma das preocupações da J.Macêdo, que é o sabor de fazer bem feito”, frisou.

O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, afirmou que há 20 anos a cidade não recebe uma indústria deste porte. “A J.Macêdo virá para ser uma grande indústria em Londrina, se não for a maior, e isto é muito importante para o desenvolvimento de Londrina, de toda a região e do Paraná. A tratativa para que isso se concretizasse durou mais de um ano e hoje é um dia de comemoração”, comentou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fernando Moraes, disse que enxerga este anúncio com muita satisfação. “A J.Macedo está em Londrina desde 1975 e nos escolheu para fazer esta ampliação. É uma empresa que já conhece a cidade e todas as nossas potencialidades e isso demonstra que Londrina foi bem avaliada e que está no caminho certo. A geração de empregos que este complexo vai gerar irá fortalecer a economia da cidade e, consequentemente, o comércio ficará mais ativo. Também mostrará para outras empresas que Londrina é muito atraente”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, Jamil Janene, Guilherme Belinati, Péricles Deliberador e João Martins; o ex-deputado federal, Alex Canziani; o pastor Marcos e o padre Manuel Joaquim; além do secretariado municipal e de representantes da sociedade civil organizada.

Mais sobre a holding

A J.Macêdo é uma empresa familiar que está presente em todo o Brasil. Se estabeleceu em Londrina desde 1975, com o Moinho Dona Benta, e com esse novo parque a empresa deve se tornar a maior indústria na cidade. A assinatura do protocolo pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo presidente executivo da J.Macêdo também marca as comemorações pelos 80 anos do grupo.

Fundada em 1939, em Fortaleza, a empresa pretende ampliar sua atuação no Paraná com base em três pilares: alianças estratégicas, compromisso socioambiental e empreendedorismo pioneiro. Além da liderança de mercado, a J.Macêdo possui a Certificação Internacional FSSC 22.000 (Food Safety System Certification), obtida para o Moinho de Londrina e outras unidades do grupo, e que reconhece o rigor nos controles de qualidade e segurança de alimentos.

Com 3.600 colaboradores em todo o país, o portfólio de produtos da J.Macêdo inclui farinhas, massas, misturas para bolo, sobremesas, fermentos, biscoitos e refrescos em pó. O grupo conta ainda com a Linha Profissional, dedicada ao segmento B2B e que atende padarias, pastelarias, pizzarias e restaurantes, com produtos como farinhas de panificação, farinhas de transformação, misturas para pães, misturas para bolos, entre outros. A J. Macedo também está presente no setor de tintas e outros segmentos.

Dayane Albuquerque e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.