Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A construção contempla espaço maior e melhor estruturado, com novas plataformas e condições de acessibilidade

As obras de reconstrução do Terminal Urbano do Vivi Xavier, na região norte de Londrina, caminham para as últimas etapas. Com previsão de entrega para o mês de junho deste ano, os trabalhos continuam avançando diariamente e estão cerca de 80% concluídos. O terminal está sendo totalmente refeito pela Prefeitura de Londrina, e sua entrega proporcionará mais conforto aos usuários do transporte público, oferecendo um espaço mais moderno, seguro, amplo e acessível. O investimento perfaz montante aproximado de R$ 5,2 milhões, com recursos do governo federal.

A área total do terminal será aumentada em mais de 1.500 m² em relação à estrutura antiga, passando de 1.275 m² para 2.951m². A nova construção irá trazer melhores condições aos mais de 25 mil passageiros que circulam pelo local todos os dias. Ganhará novas plataformas de embarque e desembarque, ampliando de um para três corredores principais, um dos quais destinado exclusivamente aos veículos do SuperBus. Construído no início da década de 1990, o Terminal Vivi Xavier nunca passou por uma reforma significativa enquanto esteve funcionando.

A obra contempla, também, adequações para acessibilidade, salas administrativas, sanitários, fraldário, bicicletário e paraciclos. O espaço fica localizado na Avenida Saul Elkind entre as ruas Joubert de Carvalho e Argemiro Margonar. Há poucos metros dali, atualmente funciona um terminal de ônibus provisório, desde o início das obras.

Neste momento, ocorrem os serviços de preparação do solo e instalação de tubulações que precedem a pavimentação asfáltica da estrutura, a ser iniciada logo na sequência. Na área interna, o piso terá revestimento em concreto reforçado, para comportar o fluxo de veículos convencionais e do SuperBus. Já na parte externa haverá asfalto novo e adequações nos acessos e calçadas.

Toda a parte de cobertura metálica e alvenaria já está concluída, bem como o muro que circunda o terminal. Estão em fase final a instalação dos gradis, serviços hidráulicos e instalações elétricas gerais. Após isso, serão feitas a iluminação, pintura e adequações em revestimentos, entre outras atividades. A execução dos serviços está sendo feita pela Salver Construtora, de Santa Catarina, contratada por processo licitatório.

Paralelamente à obra de reconstrução, diversas vias internas do Conjunto Vivi Xavier, próximas ao novo terminal, também estão recebendo melhorias asfálticas realizadas pela própria Prefeitura, entre trabalhos de recape e micropavimentação. Tratam-se de ruas que precisaram ser utilizadas pelos ônibus por conta das alterações necessárias em itinerários no decorrer dos serviços.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.