Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A atividade é voltada para servidores do NASF e visa melhorar os cuidados oferecidos pelos profissionais aos pacientes 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), irá realizar, na quarta-feira (14), das 7h à 13h, uma capacitação voltada para seus servidores, pensando nos cuidados de pacientes com Alzheimeir e prevenção de suicídio. A oficina irá ocorrer na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), campus Londrina, que fica na avenida Jockey Club, 485.

A ação está, principalmente, sendo realizada para preparar os profissionais de saúde para o mês de setembro, mês destinado a campanha de prevenção do suicídio por meio do Setembro Amarelo. Como o NASF sempre realiza orientações durante a campanha, com essa oficina eles pretendem melhor preparar a equipe para essas futuras ações.

O médico de família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cafezal, Ygor Viriato Botelho, irá abordar temas como: saúde mental e precauções que podem evitar a morte precoce. Segundo Botelho é necessário fortalecer os profissionais desde as unidades básicas de saúde. “Os agentes da saúde devem estar preparados para identificar casos de risco, como classificá-los, como preparar a família e, principalmente, como receber e acolher esse paciente”, contou.

Já a questão do Alzheimeir será explorada pelos profissionais do Instituto Não Me Esqueças junto com o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (GESEN), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) do NASF, Vânia Cristina da Silva Alcântara, o objetivo dessa oficina é rever e atualizar os conhecimentos. “Nós sabemos que o diagnóstico precoce é muito importante, ainda mais com os números de pessoas com Alzheimeir aumentando. E,nós sentimos que a demanda de serviços também aumentou”, contou.

Dentro da programação, estão previstas as seguintes ações: uma dinâmica, que busca partir dos conhecimentos prévios dos participantes e a importância do papel do profissional nesse processo; uma palestra – que irá aprofundar os conhecimentos dos presentes; estudo de caso, para preparar os agentes do NASF em como agir com os pacientes com Alzheimeir; e uma plenária, para apresentar as propostas de intervenção e a importância da avaliação geriátrica.

A atividade é gratuita e os profissionais interessados em participar devem se inscrever na Escola de Governo, pois a oficina terá certificado. Dentro do site, o participantes deve fazer o seguinte caminho: SAÚDE > Atenção Primária > Geral – 2019 >  Oficina para as Equipes do NASF sobre Alzheimer e Suicídio. A chave de inscrição é ALZ-2019.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.