Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aberto ao público, o concerto terá um programa com músicas tradicionais do repertório sacro natalino

O átrio da Catedral Metropolitana de Londrina será palco do Concerto de Natal realizado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que tem como Pároco, Mons. Bernard Carmel Gafá, nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro. Em sua 3ª edição, o concerto inicia às 20h, é aberto ao público e terá um repertório de músicas tradicionais sacras natalinas.

Sob a regência do maestro Luiz Fontanari, o Concerto de Natal 2017 terá apresentação do coro da catedral, Coral Santa Cecília, com 25 de seus integrantes, a participação especial do Coral União, da Paróquia São José da Igreja Matriz de Rolândia, com 24 de seus integrantes, uma Orquestra de Câmara com violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e flauta, além de solistas convidados, entre eles a voz de Cindy Ferrarezi e tendo como organista, o músico Paulo Damasceno, idealizador dos Concertos de Natal da catedral.

O programa do concerto abre com “Overture, de L`Orfeo (Toccata e Ritornello)”, de Cláudio Monteverdi, traz ainda “La Vergine degli Angeli”, da ópera “La Forza del Destino”, do compositor Giuseppe Verdi e “Jesus Nasceu” de George Frideric Handel. O público ouvira também tradicionais canções sacras de origem francesa, inglesa, alemã e brasileira e ainda composições de Jacques-Louis Battmann, Jacob Arcadelt, John Henry Hopkins, Jacques Berthier, Felix Mendelssohn Bartholdy e Adolph Adam.

A solista

A tradicional canção alemã “Maria durch ein' Dornwald ging” (Maria atravessou um bosque de espinhos) terá a voz de Cindy Ferrarezi, como solo. As estrofes da música descrevem a caminhada de Maria com a criança (Jesus) "sob seu coração" e referem-se a visita de Maria a Isabel, conforme registrado no Livro de Lucas. Os espinhos do bosque são símbolo de fertilidade e morte, que começam a florescer durante a passagem de Maria com a criança Divina.

 Cindy Ferrarezi iniciou seus estudos de música ainda criança com o seu pai, o violonista José Ulisses Ferrarezi. Estudou canto e teclado, este último com Meiry Contadini que a incentivou na condução musical de Missas na cidade de Porecatú. Em Londrina, participa ativamente nas atividades musicais de diversas paróquias e capelas da Arquidiocese desde 2009. Durante sua trajetória musical, continuamente valorizou a criação de novos grupos, tendo iniciado vários com crianças e jovens. Seu mais recente projeto é Canal Cindy Ferrarezi no YouTube, onde contribui com o trabalho de salmistas através da gravação de melodias de salmos e aclamações publicadas semanalmente.

O organista do concerto, também pianista Paulo Damasceno é organista titular da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2001 e também atua como organista do Coral União. Criou e dirigiu em 2007, o concerto que deu origem a Série “Concerto de Natal na Catedral”. Iniciou seus estudos de órgão em 1987, com a professora Tânia Azevedo (Londrina), dando continuidade com a professora Anelise Luck.

Corais

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina foi fundado em 1936, conta atualmente com 32 integrantes e é o coral mais antigo do Paraná. Recebeu da Câmara Municipal de Londrina, em 1991, a Comenda Ouro Verde, como reconhecimento pelos “58 anos de dedicação à arte musical em Londrina” e foi destaque em diversos concursos e Festivais de Corais. O Coral União da Paróquia São José da Igreja Matriz de Rolândia foi fundado em 1959 pelo Pe. Francisco Flogia. Atualmente conta com 28 integrantes e participa das atividades da paróquia, além de eventos, festivais de coros e apresentações em outras paróquias da Arquidiocese.

O maestro

Luiz Fontanari é regente e pianista com graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do RS. Desenvolve amplo trabalho de regência de coros ministrando cursos e oficinas de regência para coros adulto e juvenil. Regente titular do Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2009, tem projetado e produzido apresentações com obras importantes como a Missa Mater Dolorosa de Josef Gruber na celebração do Jubileu de 75 anos do Coral Santa Cecília, com regência também nas celebrações litúrgicas da Catedral. De 2005 a 2012, fez a produção como arranjador e regente das Cantatas de Natal Mãe de Deus e apresentações das Meninas Cantoras do Colégio Mãe de Deus em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ministrou oficina de Coro Juvenil no Painel FECORS de Regência Coral (RS) e no Seminário de Música da Igreja Luterana (SC). Atualmente é, também, professor do Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Londrina.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Solista Cindy Ferrarezi

Participação especial do Coral União de Rolândia

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.