Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto do Instituto A.Yoshii transforma resíduos da construção civil em peças de mobiliário e decoração; exposição é aberta ao público em Londrina

Reinventar. A palavra que se tornou quase que uma ordem na atualidade, especialmente no contexto da sustentabilidade, é a base do projeto idealizado pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii.

O “Obra & Arte” é um grande exemplo de como o design sustentável pode ser incorporado no cotidiano. Por meio de um trabalho colaborativo entre profissionais do Coletivo ÔDA e colaboradores da construtora, materiais que comumente são descartados pela construção civil, como tubos de PVC, vergalhões de aço e madeirite, se transformam em peças de mobiliário e decoração.

O resultado dessa conexão pode ser apreciado pelo público em uma exposição no showroom da A.Yoshii em Londrina (PR), a partir de amanhã, dia 20 de outubro. Serão expostas 12 peças entre sofás, poltronas, pendentes, luminárias e mesas, criadas no projeto-piloto em Curitiba (PR), no ano passado.

Ao todo, 12 colaboradores voluntários da construtora, entre carpinteiro, pedreiro, pintor e encanador participaram das oficinas ministrados por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo, que integram o Coletivo ÔDA.

“Nosso desejo é despertar a criatividade inerente a todos nós, mas que precisa ser estimulada, trazida à tona. O Obra & Arte proporciona um novo olhar dos colaboradores para o resíduo, impactando na questão da sustentabilidade e revelando um potencial criativo em cada um deles. Ao poder criar suas peças, eles terão um cuidado diferente com esses resíduos, enxergando-os inclusive, como algo possível de valor. O projeto instiga primeiro o mundo das ideias e depois dá um embasamento técnico para a execução, com formas interessantes e acabamento de design. É muito agregador”, comenta a curadora de design e coordenadora do projeto, Ticiana Martinez, do Coletivo ÔDA.

Além da exposição, algumas peças do Obra & Arte também dão um toque especial nos apartamentos decorados nos showrooms da A.Yoshii em Londrina, Curitiba, Campinas e Maringá.

Oficinas

O Obra & Arte chega à segunda edição e as oficinas foram adaptadas pela pandemia da Covid-19. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para dar continuidade à experiência transformadora que tivemos em Curitiba e que deixou o público admirado com peças diferenciadas”, diz a presidente do Instituto A.Yoshii, Simoni Bianchi.

Em Londrina, serão realizadas três oficinas nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro, com 15 colaboradores. Os principais resíduos a serem trabalhados são: vergalhões em aço, madeirite e tubos e conexões de PVC.

As oficinas contarão também com o olhar apurado do designer Alberh Diego. Os colaboradores e profissionais irão se reunir em um espaço do Grupo A.Yoshii, onde são realizadas diversas atividades como o projeto Criando Arte, cuja proposta é capacitar mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de artesanato sustentável.

Para o presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii, o projeto Obra & Arte é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os envolvidos. “É uma experiência transformadora, que nos possibilitar fazer florescer vários talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e desenvolvimento das nossas equipes”, afirma.

Compromisso com a sustentabilidade

Desde o início das atividades em 2006, o Instituto A.Yoshii responde pelas ações de RSE do Grupo A.Yoshii, tendo como premissa as diretrizes do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atuação em projetos próprios de fomento à Educação, Meio Ambiente e Cultura.

Asimp/Grupo A.Yoshii

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.