Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será praticamente uma reconstrução com investimentos de R$ 3,5 milhões para atender os usuários com mais qualidade

A Saúde Municipal de Londrina ganha mais uma conquista. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab) receberão a primeira reforma estrutural e geral após 20 anos da inauguração, em 1999, fundamental para atender com mais conforto os usuários dos serviços e os servidores municipais. A ordem de serviço necessária para iniciar as obras foi assinada na quarta-feira (14), pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na sede das unidades.

Serão investidos R$ 3.528.443,23 de recursos municipais, para reformar mais de 3 mil metros quadrados de área. A empresa responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Engemitsu Engenharia e Construções, de Londrina. O prazo de execução das obras, que iniciarão pelo térreo, na Avenida Duque de Caxias, será de 10 meses. Durante a reforma, os atendimentos do PAI serão realocados para a Avenida Juscelino Kubitschek, 3.421 e do Centrolab, para a Rua Maranhão, 463. Dentro de 60 dias, toda a unidade deverá ser transferida.

O prefeito destacou que o PAI é uma grande obra social, que atende milhares de crianças por mês, tanto de Londrina quanto de outras cidades da região. “Presta um atendimento especializado para aqueles que mais precisam. Desde a sua inauguração, a estrutura já atendeu 3,2 milhões de crianças e não passou por manutenção adequada, por isso necessita desta reforma. O local será totalmente repaginado e também será feita a troca de móveis e equipamentos, possibilitando atender com mais qualidade as crianças, que merecem todo o nosso amor e respeito, e dando condições adequadas de trabalho aos servidores”, frisou.

O secretário de Saúde enfatizou que autorizar o início das obras do PAI representa um momento histórico para a cidade. “É uma data emblemática, que a cidade esperava há pelo menos 15 anos. Essa é uma unidade de extrema importância, em especial para as crianças, e o prefeito que é médico e pai um olhar sensível e não mediu esforços para que isso pudesse acontecer. Para esta reconstrução serão investidos recursos da Prefeitura, que caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento. Diversos municípios hoje não conseguem sequer pagar a folha de pagamento dos servidores e, em Londrina, o prefeito anuncia, a cada semana, novos investimentos e recursos para cidade e para a saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, disse.

O secretário destacou ainda que a reconstrução do PAI vai trazer uma condição mais adequada aos servidores, para que eles possam atender os pacientes com mais qualidade, eficiência e segurança, bem como os pais e outros familiares. “Estas pessoas poderão ser atendidas em um local mais adequado, confortável e humanizado, no momento em que mais precisam”, afirmou.

A obra de reforma do PAI proporcionará a reorganização dos espaços, a criação de novos ambientes, adequação da lavanderia, central da esterilização e banheiros, e inserção de uma área de lazer para as crianças (brinquedoteca). A reforma também propiciará maior espaço na sala emergência e sala de inalação, uma sala de vacina exclusiva, além de adequação da sala de coleta na de medicação, nos consultórios, na farmácia, local de sutura exclusiva e outros procedimentos.

O PAI faz cerca de 8 mil consultas e, aproximadamente, 3 mil exames de raio x por mês, além de milhares de exames laboratoriais. Somente em 2018 foram 97.687 atendimentos médicos e este ano, até julho, foram cerca de 50 mil. Desde a sua inauguração, em 1999, foram realizadas mais de 3,2 milhões consultas médicas. Atualmente o local conta com 27 médicos, 11 enfermeiros, 55 auxiliares de Enfermagem, um assistente social, um farmacêutico, 12 técnicos de Gestão Pública, oito técnicos de raio x e 30 equipes de serviços gerais e guardas (servidores e Costa Oeste).

Centrolab

A reestruturação do laboratório, localizado no mesmo prédio do PAI, visa otimizar e aprimorar o atendimento aos usuários com a readequação dos ambientes. Serão ampliados alguns espaços, para implantação dos novos equipamentos, a fim de diminuir o tempo de espera na liberação dos resultados dos exames, principalmente nos setores de recepção e coleta.

Uma das mudanças será na entrada dos usuários do Centrolab. O piso superior térreo será reformado para conter uma entrada exclusiva para o laboratório, desafogando a entrada do PAI, onde os usuários se dirigem atualmente, para coleta de material. A recepção será ampliada e o espaço passará a contar com sala para coleta infantil, sala coleta adulto, sala de coleta para gestante, com poltronas para exames, para dar mais conforto às grávidas.

Somente no ano passado, o Centrolab realizou 1.953.582 exames de: bioquímica; hanseníase; hematologia; hormônio/imunologia; líquor; microbiologia; parasitologia de fezes; tuberculose e urinálise, no expediente é das 7 às 13 horas. Em 2018, o Centrolab manteve a classificação de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; a coordenadora de Enfermagem do PAI, Ticiane Tomaz de Aquino; representando o Conselho Municipal de Saúde, Vagner Aguiar; os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, Jamil Janene, Estevão da Zona Sul, Emanoel Gomes e Daniele Ziober; além do secretariado e servidores.

Lista completa das intervenções nos ambientes do PAI:

Pintura geral do prédio tanto internamente quanto externamente, incluindo a fachada;

Impermeabilização da laje externa das marquises;

Troca de forro de gesso onde estiver danificado e realizar nova pintura;

Reparos na cobertura/telhado para eliminar infiltrações/vazamentos;

Substituição de todo o revestimento cerâmico (piso e parede), substituição de peças e/ou troca de pisos e Paviflex, troca de todas as louças, metais e acessórios,

Repintura de batentes e guarnições;

Reparo no trinco na junta de dilatação;

Manutenção elétrica, reparos no sistema de iluminação, nas caixas elétricas externas, troca/reposição de tomadas e interruptores; restaurar o sistema SPDA/cabeamento/sonorização/CFTV;

Trocas/Reposições dos vidros quebrados;

Reparo da cobertura e repintura da estrutura metálica da marquise;

Trocas/reparos em ralos, pisos e corrimãos;

Troca de portas, soleiras, fechaduras e divisórias, conforme necessidade;

Reparo da fachada;

Reforma da cobertura em policarbonato do pátio interno;

Reparos/Alterações nos sistemas de drenos do ar condicionado;

Reparo e sinalização dos sistemas de prevenção de incêndio;

Reparos nas instalações e sinalização da central de resíduos e GLP;

Sinalização de vagas do estacionamento;

Reparos na rede de lógica existente bem como instalação de novos pontos;

Reparos no acesso rampa da Avenida Leste Oeste (apresenta afundamento);

Construção de nova entrada para veículos junto à guarita;

Expansão do estacionamento;

Remanejamento e adequações em geral melhorando fluxo e criando novos ambientes como uma sala de punção e procedimentos;

Construção de necrotério;

Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;

Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;

Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade).

Lista completa das intervenções no Centrolab:

Criação de uma entrada de pacientes exclusiva para o Centrolab;

Criação da recepção;

Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;

Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;

Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade);

Reposicionamento das salas de exames e almoxarifado;

Construção de banheiros masculino e feminino;

Reposicionamento, criação e/ou ampliação das salas de exames;

Criação de ambiente para guarda de cadeira de rodas;

Criação de salas para coleta infantil, adultos e gestante (com poltronas para exames, uma vez que o tempo de permanência da gestante é de 2 horas para a realização de exames);

Adequação da sala para lavagem de material e esterilização;

Instalação de elevador interno para transporte de material coletado ao piso superior;

Organização de materiais em geral e documentações.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.