Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será realizado no auditório do Iapar com o CEO da Horus Aeronaves, Fabrício Hertz

O 1o. Conexão Agro Tech, que será realizado nesta quarta-feira (26), no auditório do Iapar, traz Fabrício Hertz, CEO da Horus Aeronaves, de Florianópolis (SC), uma das cinco melhores startups do agronegócio no Brasil. Ele fará uma palestra com o tema “Uso de drones no desenvolvimento da agricultura”  e em seguida haverá um voo demonstrativo.

O evento é gratuito e dirigido a produtores rurais, pesquisadores, agrônomos, técnicos e estudantes. Serão apresentados os tipos de drones utilizados na agricultura, passando pela forma de operar/mapear até aplicações e resultados obtidos nas principais culturas (análise de falhas e produtividade, identificação de daninhas, pragas e doenças, saúde e crescimento da vegetação, integração com maquinário agrícola, entre outros) e cases de sucesso.

Com base nas imagens coletadas pelo drone, a empresa produz um relatório, que é enviado em até 48 horas para o produtor. "Assim, ele tem muito mais informações para as suas tomadas de decisão", afirma Fabrício Hertz.

A empresa de desenvolvimento de vants está no radar do Startups to Watch, uma das maiores pesquisas de mercado. Criada em 2014, a Horus cresce 100% ao ano. Com sedes em Florianópolis (SC) e Piracicaba (SP) – o Vale do Silício do Agro -, a agtech atua no Brasil e na América Latina e se prepara para conquistar mercados na África e Austrália.

“Os drones são uma importante ferramenta para fazer com que o produtor tenha um controle maior sobre o que de fato está acontecendo na safra. É uma tecnologia que permite ao agricultor extrair informações e esses dados vão auxiliá-lo a tomar decisões no momento mais correto. Poderá trabalhar, por exemplo, no manejo de pragas, manejo de questões nutricionais das plantas e até mesmo na aplicação de insumos. Hoje, a gente consegue transformar uma problemática apontada no mapeamento feito pelo drone em uma espécie de mapa temático, conseguindo melhorar a produtividade ao fazer um manejo mais eficiente”, exemplifica Hertz, lembrando que são informações que o produtor pode ter na palma da mão, através de um smartphone.

A Horus já desenvolveu quatro modelos de drones e algoritmos de inteligência artificial para o processamento automatizado das imagens. Uma das aeronaves é o Maptor Agro, um aparelho com autonomia de até 60 minutos de voo e câmera multiespectral, que tem aplicação na análise de falhas e produtividade, identificação de pragas, saúde e crescimento da vegetação, identificação de deficiência nutricional, aplicação de insumos em taxa variável e controle ambiental e ocupação.

“Nos próximos anos, a tendência é que a tecnologia dos drones avance e novas funcionalidades surgirão. Provavelmente, vamos contar com sistemas de detecção de anomalias em tempo real. A aeronave estará sobrevoando a plantação e o produtor já estará sabendo se tem alguma praga, qual é essa praga e o tamanho da área que pode estar afetando. No futuro, essa capacidade de leitura de dados será muito mais rápida”, prevê o palestrante.

O mercado brasileiro oferece drones com diferentes aplicações e preços, o que desperta dúvidas nos produtores sobre o custo/benefício da compra do equipamento e questões legais, como o registro do equipamento na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Investimentos

Em 2017, a  startup recebeu aporte de R$ 3 milhões do Fundo de Inovação Paulista (FIP) para desenvolver novos produtos e ampliar a rede comercial. Recentemente, na rodada de investimento aberta no dia 1º de agosto de 2018, a Horus atingiu seu objetivo de captar R$ 2 milhões na Eqseed, Plataforma On-line de Investimento Equity Crowdfunding. Além do valor investido, a Horus também alcançou o recorde de maior valor investido em menor tempo – em apenas 34 dias.

A empresa foi criada por Fabrício Hertz e os amigos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lucas Bastos e Lucas Mondadori.

Ao participarem de um projeto de pesquisa com drones e campeonatos nacionais e internacionais, os três enxergaram uma oportunidade de negócios que, atualmente, emprega 27 colaboradores.

O 1º Conexão Agro Tech tem patrocínio do Sistema Faep/Senar-PR/Sindicato Rural Patronal de Londrina e Sicredi. Apoio Iapar, Acil, Cocamar, Idealiza Gráfica e Editora, Sebrae e Roberto Custódio Fotografias.

Vera Barão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.