Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Funcionários da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e da TIL Transportes Coletivos realizam uma paralisação nesta sexta-feira, em 23 de outubro de 2020. Poucos ônibus estão operando na cidade de Londrina e os passageiros se queixam que foram pegos de surpresa. De acordo com o Sintttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina), o motivo do protesto é que não foi depositado o adiantamento salarial do próximo mês previsto em convenção coletiva. Assim que o dinheiro cair na conta dos trabalhadores, as operações serão normalizadas.

Nota à imprensa da Transportes Coletivos Grande Londrina Ltda

Londrina, 23 de outubro

A respeito da paralisação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros ocorrida na data de hoje (23/10/2020), deflagrada pelos trabalhadores da categoria, a concessionária Transportes Coletivos Grande Londrina Ltda., em respeito à população londrinense, tem a informar que:

a) Desde meados do mês de março de 2020 o sistema de transporte coletivo urbano de passageiros teve aumentado, assustadoramente, o seu desequilíbrio econômico e financeiro. É que com a ocorrência da Pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), o número de passageiros pagantes reduziu verticalmente e as despesas não puderam ser reduzidas na mesma proporção, em face das medidas (necessárias) de isolamento social adotadas pela Administração Municipal. Vale dizer: foi mantida a operação de 90% (noventa por cento) das linhas para cerca de 20% (vinte por cento) da demanda.

b) Inúmeros expedientes, desde então, foram endereçados ao Prefeito Municipal e ao Órgão Gestor (CMTU-LD), onde se pediu adoção de providências emergenciais para enfrentamento do desequilíbrio econômico-financeiro instalado no sistema de transporte coletivo. Mas, infelizmente, até o presente momento, as medidas adotadas pela Administração Municipal foram ineficazes ao restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte coletivo de passageiros.

c) Fiel ao seu propósito de bem servir a população e não deixá-la desassistida nesse momento excepcional e delicado que vem assolando a humanidade, esta Concessionária lançou mão de inúmeras medidas trazidas pela legislação nacional, que, contudo, igualmente não foram suficientes para conter o impacto causado pela queda brutal e sem precedentes de usuários pagantes do sistema.

d) Fato é que, hoje, passados mais de 7 (sete) meses desde o início da pandemia, e sem a necessária contrapartida financeira da Administração Municipal, no tocante ao restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, a manutenção do serviço público de transporte está severamente comprometida, pela falta de recursos financeiros necessários à sua operação.

e) Lamentavelmente, diante destas circunstâncias, esta Concessionária não teve, pela primeira vez em sua história, recursos financeiros disponíveis para realizar o pagamento, em dia, dos salários de seus colaboradores.

f) Por conta disso, a GRANDE LONDRINA informa que no dia 21/10/2020 protocolizou ofício ao Prefeito Municipal (doc. anexo), com cópia ao Órgão Gestor (CMTU-LD), solicitando uma AUDIÊNCIA para que fosse discutida, conjuntamente, as medidas que serão adotadas pela Administração Pública para reequilibrar, econômica e financeiramente, o sistema público de transporte coletivo urbano de passageiros, mas ainda não se teve resposta.

g) Por fim, a GRANDE LONDRINA vem a público agradecer os colaboradores que, mesmos cientes da gravidade atual da economia brasileira, não abandonaram e/ou paralisaram seus postos de trabalho, sabedores da importância e essencialidade do serviço público de transporte à população, ao tempo que informa que está empreendendo todos os esforços para, junto ao Poder Concedente, regularizar a situação dos pagamentos, o mais rápido possível.

Diretoria Da Grande Londrina

Nota à imprensa – Til Transportes Coletivos S.A.

A respeito da paralisação do serviço público de transporte coletivo intermunicipal de passageiros ocorrida na data de hoje (23/10/2020), deflagrada pelos trabalhadores da categoria, a Til Transportes Coletivos S.A., em respeito à população, tem a informar que:

a) desde meados do mês de março de 2020 o sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros teve aumentado, assustadoramente, o seu desequilíbrio econômico e financeiro. É que com a ocorrência da Pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), o número de passageiros pagantes reduziu verticalmente e as despesas não puderam ser reduzidas na mesma proporção, em face das medidas (necessárias) de isolamento social adotadas pelo Estado do Paraná e também pelos Municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina. Vale dizer: foi mantido um percentual alto de operação das linhas para uma baixíssima demanda de passageiros.

b) inúmeros expedientes, desde então, foram endereçados ao Governador do Estado do Paraná e ao DER/PR, onde se pediu adoção de providências emergenciais para enfrentamento do desequilíbrio econômico-financeiro instalado no sistema de transporte coletivo. Mas, infelizmente, até o presente momento, as medidas adotadas pela Administração Estadual foram ineficazes ao restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte coletivo de passageiros.

c) fiel ao seu propósito de bem servir a população e não deixá-la desassistida nesse momento excepcional e delicado que vem assolando a humanidade, esta Concessionária lançou mão de inúmeras medidas trazidas pela legislação nacional, que, contudo, igualmente não foram suficientes para conter o impacto causado pela queda brutal e sem precedentes de usuários pagantes do sistema.

d) fato é que, hoje, passados mais de 7 (sete) meses desde o início da pandemia, e sem a necessária contrapartida financeira do Governo Estadual, no tocante ao restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, a manutenção do serviço público de transporte está severamente comprometida, pela falta de recursos financeiros necessários à sua operação.

e) lamentavelmente, diante destas circunstâncias, esta Concessionária não teve, pela primeira vez em sua história, recursos financeiros disponíveis para realizar o pagamento, em dia, dos salários de seus colaboradores.

f) por fim, a TIL vem a público agradecer os colaboradores que, mesmos cientes da gravidade atual da economia brasileira, não abandonaram e/ou paralisaram seus postos de trabalho, sabedores da importância e essencialidade do serviço público de transporte à população, ao tempo que informa que está empreendendo todos os esforços para, junto ao Governo do Estado do Paraná e ao DER/PR, regularizar a situação dos pagamentos, o mais rápido possível.

Diretoria Da Til

Nota à imprensa - Londrisul

A Londrisul, operadora na Área 1 do sistema  transporte urbano em Londrina, esclarece que está com todas as suas linhas em circulação, sem qualquer paralisação nos serviços. A empresa está, inclusive, disponibilizando veículos neste momento, para cobrir as 17 linhas operadas pela TCGL na cidade, a fim de que os passageiros não fiquem completamente sem atendimento nesta sexta-feira (23).

Diretoria da Londrisul

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.