Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Início das aulas para a primeira turma será em setembro no campus da PUC Londrina e duração total é de cerca de três meses

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, acaba de anunciar, em parceria com a PUC Londrina, a criação de um novo curso de capacitação para pessoas com deficiência (PCDs). O curso foi lançado oficialmente na sexta-feira, 16 de agosto, na PUC Londrina,  uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal do Trabalho de Londrina em prol da diversidade no mercado de trabalho, buscando aumentar a porcentagem de PCDs economicamente ativos na região.

Na ocasião, para celebrar mais uma parceria e reforçar a importância do investimento da empresa na região e nos talentos londrinenses, estiveram presentes o Secretário Municipal do Trabalho de Londrina, Elzo Augusto Carreri, o Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Prof. Dr. Vidal Martins, a Diretora do Campus Londrina da PUCPR, Nádina Moreno, a Diretora do Campus Maringá da PUCPR, Juliana Medeiros, o Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, bem como Bruno Rocha, Head de Finanças da TCS para a América Latina, entre outros.

O projeto conta com o trabalho voluntário dos alunos de graduação da PUC Londrina, que serão responsáveis por ministrar as aulas, juntamente com a equipe da TCS. Com duração de cerca de três meses, terá aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, a partir de setembro, no campus da universidade. O currículo de aulas contará com treinamento em rotinas administrativas e organizacionais e curso de informática, que pretende qualificar PCDs para o mercado de trabalho em geral, independentemente da área em que pretendam seguir carreira futuramente. As inscrições são por email e os interessados devem enviar informações básicas de contato para luciene.silva@tcs.com.

Como parte das suas políticas de contribuição social, a TCS investe na mão de obra local com programas educacionais em conjunto com as entidades do município, como na parceria atual com a PUC Londrina e a Secretaria Municipal do Trabalho. Para a região, a empresa já trouxe, no último ano, os seus programas goIT, que já capacitou mais de 6 mil jovens em tecnologia no Brasil, e Enable, que têm como objetivo desmistificar as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia da Informação, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês), além  de ajudar os alunos a ganhar conhecimento e confiança para atuar nesse segmento, tornando-os futuros líderes da área de TI.

Agora, o foco são as pessoas com deficiência. Em São Paulo, a empresa também anunciou, no último mês que pretende criar, até o final deste ano, um curso semelhante em parceria com o Centro Paula Souza, responsável pelas ETECs e FATECs do estado. Além disso, a TCS também está, atualmente, com mais de 100 vagas abertas para PCDs em todo o Brasil – para atuação nos escritórios da empresa em Londrina (PR), Rio de Janeiro e São Paulo. Os candidatos precisam ter conhecimento em TI, infraestrutura, BPO e, especificamente, possuírem experiência na área de tecnologia. As vagas se estendem para desde Trainees até cargos Sêniores com experiência em tecnologia da informação. Interessados devem enviar seus currículos para barbara.brano@tcs.com.

 “Existem no Brasil mais de 8,9 milhões de pessoas com deficiência entre 18 e 64 anos, de acordo com o IBGE, e, apesar disso, apenas 0,9% das carteiras assinadas no Brasil são desses cidadãos. A TCS enxergou essa necessidade e, reforçando o que acreditamos ser o DNA essencial de nossa cultura, que é fazer a diferença para a sociedade tocando vidas, decidimos focar investimentos na capacitação de pessoas com deficiência no Brasil por meio de parcerias com universidades, como a que já temos em São Paulo com o Centro Paula Souza e, agora, com a PUC Londrina no Paraná”, conta Bruno Rocha, Head de Finanças da TCS para a América Latina. “É uma alegria muito grande para nós contribuir na formação de talentos que, com certeza, terão um futuro promissor e estarão preparados para o mercado de trabalho em qualquer área que desejarem seguir daqui para frente”.

"A parceria da Tata Consultancy Services (TCS) com a PUCPR Campus Londrina para capacitação de pessoas com deficiência amplia os espaços de inclusão. A iniciativa está em consonância com os valores maristas e com o compromisso da PUCPR e da TCS de oferecer mais oportunidades para essa parcela da população", finaliza Nádina Moreno, diretora da PUCPR Campus Londrina.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios