Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Prefeituras devem utilizar a TI como uma área estratégica para desenvolver localidades

A elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é um dos mais importantes passos para desenvolver as cidades e torná-las mais conectadas e inteligentes. É o que disse o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, do departamento de Computação da Universidade de Londrina (UEL), no Paraná, em entrevista ao RCD Cidades na quinta-feira (01/04), o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho.

Segundo o especialista, a governança de TI deve estar alinhada ao plano de desenvolvimento das cidades. "A governança de ti  vai tratar de direcionar, alinhar e ajudar a buscar os objetivos estratégicos da Prefeitura. A TI deixa de ser, com a governança, simplesmente de prestação de serviços. Ela passa a ser uma área estratégica", observa. "Sem um plano, os riscos vão ser  grandes. O PDTI vem nesse sentido, de mitigar os riscos e diminuir os esforços", completa.

Para se iniciar o planejamento tecnológico, orienta o professor, a realização de um diagnóstico é imprescindível para identificar as necessidades e potenciais dentro de cada Prefeitura. "É preciso olhar a infraestrutura, os recursos humanos, softwares, catálogo de serviços oferecido para os munícipes e para a Prefeitura internamente. É preciso ter uma ideia muito clara da rede, da internet, olhar os processos internos. Esse diagnóstico é imprescindível e aí se cria em cima disso o PDTI", explica o professor.

Gestores de quase 90 Prefeituras, além de profissionais da iniciativa privada, entidades e universidades, de 14 Estados, acompanharam o RCD Cidades ao vivo nesta quinta. O programa também atraiu consultores de TI e professores da Argentina e Egito. "Demonstra a importância que tem se dado para a transformação digital dos serviços públicos. Se antes da pandemia a tecnologia era importante, agora é essencial. E o objetivo do RCD Cidades é trazer toda semana informações e conhecimentos que contribuam com a implantação de projetos que melhorem a qualidade de vida nas cidades", destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Confira o programa na íntegra: https://youtu.be/gIu08mRPw84

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios