Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A psiquiatra londrinense Alessandra Diehl ganhou o prêmio International Reserch Awards, cuja cerimônia de entrega será no próximo mês de janeiro, na Índia. O motivo do reconhecimento é uma pesquisa científica descrita no artigo “Violência e uso de substâncias em minorias sexuais: dados da Segunda Pesquisa Nacional Brasileira de Álcool e Drogas (II BNADS)”.

O estudo descreve a prevalência do uso de substâncias e as associações entre experiências adversas no início da vida, comportamento sexual e violência em indivíduos de minorias sexuais. A pesquisa foi realizada em 2012, e coletou dados em domicílios de 4067 brasileiros com 14 anos ou mais.

Os resultados apontaram que 3,4% dos entrevistados se declararam minorias sexuais. Entre eles,  15,2% afirmaram consumir o álcool com alta prevalência e 22,2% responderam que fazem uso abusivo de álcool. Os entrevistados demonstraram ainda que eram mais propensos a usar crack e alucinógenos; estar envolvido em prostituição infantil; abuso sexual infantil; e relataram vontade de se suicidar naquele ano. Essa amostra dos participantes também se mostrou mais propensa a se envolver em sexo desprotegido, em comparação com minorias não sexuais.

A conclusão do estudo evidencia que a faixa da população que se considera na classe das minorias sexuais é acometida por episódios de violência, que começam no início da vida e persiste na idade adulta, quando comparado à população geral.  Essa população também é mais exposta a transtornos por uso de substâncias.

Giovana Chiquim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.