Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Capacitação foi elaborada pela Prefeitura de Londrina, primeira do Paraná a firmar parceria com a Escola Nacional de Administração Pública

Estão abertas as inscrições para o curso “Brigada da Pandemia da Covid-19: Retorno Seguro às Aulas Presenciais”, relançado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição vinculada ao Ministério da Economia. O curso foi ofertado, originalmente, pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o site da Enap já registrou 179 inscrições.

Para se inscrever, basta acessar a página da entidade e preencher as informações requeridas. Com carga horária total de 30 horas, o curso é aberto ao público em geral.

Esta é a primeira capacitação do estado do Paraná ofertada na plataforma da Enap, por meio de uma parceria firmada da Prefeitura de Londrina com a entidade. O acordo, anunciado no início de agosto, foi firmado pelo secretário municipal de Governo, Alex Canziani, junto ao presidente da Enap, Diogo Costa.

Segundo o secretário de Governo, a inclusão do curso da Brigada da Pandemia Covid-19 pela Enap mostra a determinação da administração do prefeito Marcelo Belinati em levar as ações da Escola de Governo a cada vez mais pessoas. “Essa é uma parceria recente que já está dando frutos. Nossa expectativa é que vários outros cursos serão oferecidos, mas sabemos o quanto este é extremamente atual, e que será muito útil a outros municípios”, afirmou.

Canziani citou que a Escola de Governo PML também é parceira da Escola de Gestão do Paraná (EGP), e pretende ampliar ainda mais seu alcance e atuação. “Outros municípios têm demonstrado interesse em partilhar desse trabalho.  Para acompanhar esse crescimento, mudamos a Escola de Governo para um espaço maior e mais adequado, e adquirimos novos equipamentos. Recentemente, entregamos o 10.000° certificado no período de seis meses, o que é um recorde histórico”, disse.

De acordo com o coordenador-geral de Produção de Web (em exercício) da Diretoria de Desenvolvimento Profissional da Enap, Danilo Santana, a Escola Virtual de Governo da Enap possui 75 parceiros de conteúdo, localizados em diferentes esferas e poderes da Administração Pública. “Do estado do Paraná, não temos outra prefeitura além de Londrina. E dentre esses parceiros, estão o Tribunal de Contas da União, Associação Brasileira de Inteligência, Banco Central e também instituições internacionais, como o Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique”, disse.

O portal oferece, atualmente, 305 cursos divididos em 26 áreas temáticas. “Entre os usuários, temos servidores públicos e demais interessados, do Brasil ou exterior. A grande maioria dos cursos é aberta ao público em geral, e todos são gratuitos”, complementou o coordenador da Enap.

Conteúdo

A capacitação sobre a Brigada da Pandemia registrou, em 2020, 1.028 inscritos nas turmas voltadas aos professores, funcionários e comunidade escolar. Neste ano, o curso foi remodelado e aberto ao público em geral, e contou com outros 387 inscritos.

Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez Barbosa, o objetivo principal do curso era oferecer subsídios às equipes de Brigada da Pandemia, que são responsáveis por planejar e acompanhar os protocolos sanitários e de saúde dentro das unidades escolares. “O curso norteia a construção dos planos de biossegurança, pensados no retorno das aulas presenciais, e estabelece diretrizes para organizar a rotina escolar. Em cada um dos quatro módulos, apresentamos essas diretrizes e quais as ações que precisam ser incorporadas no dia a dia da escola”, explicou.

A gerente de Formação Continuada da SME afirmou que a equipe que elaborou o curso está feliz e satisfeita por saber que a capacitação foi disponibilizada na Enap, com alcance nacional e internacional. “É indiscutível a alegria que estamos sentindo. Saber que um curso feito para atender uma necessidade local e imediata tomou uma proporção tão grande, e que poderá contribuir com vários municípios brasileiros, é muito gratificante e nos dá certeza do valor e da grandeza do trabalho desenvolvido em Londrina”, finalizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.