Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra traz pesquisa realizada por meio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná sobre paz e prevenção do uso de drogas

Nesta quinta-feira (22), às 19h30, acontece o lançamento do livro “Vozes do Cárcere II - Paz e Prevenção do uso de drogas nos caminhos das assistências educacional e religiosa”, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na rua Dom Bosco, 55. A ação faz parte do evento “Era Digital - Benefícios e Riscos”, que conta com apoio da Prefeitura de Londrina.

A obra traz os resultados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná com 8 mil pessoas que vivem em 23 instituições do sistema carcerário brasileiro. Em 326 páginas, as pesquisadoras e organizadoras da obra, Cineiva Campoli Paulino Tono, Maria Tereza Uille Gomes, Roseli Boerngen-Lacerda e Sonia Maria Chaves Haracemiv trazem à tona questões de grande relevância social, como as condições em que vive a população encarcerada e medidas que podem prevenir a adesão ao uso de drogas e até mesmo ao mundo do crime.

Entre as ações preventivas, os autores citam as assistências educacionais e religiosas, que demonstram ter eficácia na mudança do comportamento social. Por meio de referenciais teóricos, metodológicos e empíricos, os pesquisadores de Pedagogia, Biomedicina, Psiquiatria, Direito, Serviço Social e de outras áreas, abarcam a ética da prevenção, a política nacional de combate às drogas e os desafios do sistema prisional, a importância da espiritualidade e da religiosidade e a relação no tratamento e prevenção ao uso de drogas, a formação de educadores sociais para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), os círculos de construção de paz como prática restaurativa envolvendo jovens em conflito com a lei, o prêmio paz paranaense e outros assuntos sobre a área.

Antes do lançamento deste trabalho, a doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cineiva Campoli Paulino Tono, fará uma palestra sobre como foi realizada a pesquisa, que deu origem ao livro. Todo o levantamento de dados foi realizado nos anos de 2011 a 2012 e através dele, foram escritos quatro volumes da obra Vozes do Cárcere, sendo esse lançado em Londrina, o segundo deles.

“A ideia de convidarmos a Cineiva para uma palestra surgiu depois que assisti uma entrevista dela na televisão sobre a violência, as medidas preventivas e a influência dos jogos de videogame de guerra e luta e de armas de brinquedo para as crianças no estímulo à violência.

Na palestra, ela apresentará mais sobre essa pesquisa que foi realizada com diversas universidades paranaenses e mostrará os dados sobre o crescimento da população carcerária, que de 2005 a 2012 cresceu 75%, sendo que no Paraná esse número foi maior ainda, dobrando o número da população em 104%”, explicou o secretário do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Luiz Cláudio Galhardi.

Os interessados em participar da palestra e do lançamento do livro precisam se inscrever gratuitamente pelo site bit.ly/2NbdxkV. O auditório tem capacidade para 200 pessoas. Aqueles que desejarem poderão adquirir a obra no local do evento ou através do site da editora CRV, pelo https://goo.gl/YUR4vR.

Cronograma de ações

O evento “Era Digital - Benefícios e Riscos”, a ser realizado nesta quinta-feira (22), inclui em sua programação uma coletiva, às 10 horas, com a pesquisadora Cineiva Campoli Paulino Tono e as entidades organizadoras: Compaz, Londrina Pazeando, Federação Amor Exigente e o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

Na sequência, às 14 horas, acontecerá a entrega de 34 selos da 8ª campanha Selo Arma Não é Brinquedo, na Câmara de Vereadores de Londrina. Com esta solenidade, 82 lojistas de Londrina contarão com o selo em seus estabelecimentos. A data marca o Dia Internacional de Protesto contra os Brinquedos de Guerra, instituído pela Organização nas Nações Unidas (ONU).

Durante a solenidade estarão presentes os representantes da Prefeitura de Londrina e os vereadores da Câmara Municipal, que são os dois responsáveis pela entrega do selo, além de membros da Polícia Militar do Paraná, de lojistas, entidades da sociedade civil, e membros do Londrina Pazeando e o Compaz.

Em Londrina, desde 2003, a Lei Municipal nº 9.188 proíbe o comércio de armas de brinquedo, sendo que, em 2011, foi insitituído o selo “Arma não é Brinquedo”. Com a alteração na legislação, para as empresas que não comercializam armas de brinquedo na cidade, a Prefeitura concede adesivo como título de reconhecimento público.

O comerciante que descumpre a Lei nº 9.188 pode sofrer várias penalidades, como a advertência por escrito, multa de um salário mínimo e a suspensão das atividades do estabelecimento por 30 dias, podendo até chegar a cassação da licença e encerramento das atividades do estabelecimento.

Encerrando as ações do evento “Era Digital - Benefícios e Riscos”, das 19h30 às 21h30, acontecerá o lançamento do livro “Vozes do Cárcere II - Paz e Prevenção” citado acima.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.