Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados podem apresentar sugestões por escrito até as 19 horas desta terça-feira. Sanepar e Procon foram convidados, mas não enviaram representante

Moradores de Londrina e de outras cidades participaram da audiência pública realizada na noite de ontem (10), na sala de sessões da Câmara Municipal de Londrina. A população tem até as 19 horas desta terça-feira (11) para apresentar sugestões ao projeto de lei, por escrito, no Departamento de Protocolo da Câmara. Não serão aceitas sugestões encaminhadas por e-mail.

Sete participantes tiraram dúvidas sobre o projeto de lei e se manifestaram sobre o serviço prestado pela Sanepar. São moradores de Londrina, Cambé e até de Santa Catarina. Entre as reclamações estão a suposta cobrança de ar nos hidrômetros nas residências.

A audiência pública organizada pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação discutiu o projeto de lei 125/2019, de autoria do vereador Guilherme Belinati (PP). A proposta pretende alterar a lei municipal 8.684/2002, que já permite que a Sanepar instale eliminadores de ar na tubulação de água em Londrina, com os custos bancados pelos consumidores. A novidade no projeto de lei é a previsão de que a Sanepar pague as despesas com aquisição e instalação do aparelho.

O vereador Guilherme Belinati apresentou, em plenário, o projeto de lei à população que participou da audiência pública. Explicou que quando há a suspensão do fornecimento de água por causa do rompimento da tubulação ou de serviços realizados na rede, o ar entra na nos encanamentos. Quando a água volta, o ar é empurrado pelo hidrômetro, onde é feita a cobrança da taxa de fornecimento de água. Na prática, o consumidor paga o ar como se fosse água. “Fui procurado várias vezes por centenas de munícipes que falavam que o registro da casa estava fechado, nem uma torneira estava aberta e olhava o relógio e estava girando. Tinha alguma coisa passando e não era água: era ar. A Sanepar foi contratada para entregar água e cuidar do saneamento, mas não ar”, argumenta.

A Sanepar e o Procon foram convidados para participar da audiência pública, mas não enviaram representante. O vereador Guilherme Belinati lamentou, e disse que as ausências prejudicam o debate. “A Sanepar é uma empresa pública e deve 100% de satisfação pro povo. Nada mais justo que ela venha aqui se manifestar. O cidadão quer o que é correto: pagar pela água e não pelo ar”, afirma.
Durante a tramitação do projeto de lei, a Sanepar se manifestou por escrito afirmando que a regulamentação sobre a instalação de eliminadores de ar está prevista na lei estadual 13.962/2002 e no decreto estadual 953/2007, que preveem que os custos de instalação devem ser arcados pelo usuário.

Já o Procon de Londrina, em parecer anexo ao projeto de lei, informou que em Londrina, o contrato do município com a Sanepar já está em andamento e, se a companhia de abastecimento tivesse que arcar com a instalação dos eliminadores de ar, o custo seria repassado aos consumidores. O vereador Guilherme Belinati rebateu. “Isso não é aditivo, é quebra de contrato. Teria que tirar a Sanepar de Londrina e fazer uma nova licitação. Ela tem que entender que está lucrando com a água, passando ar na tubulação e cobrando por isso. Há quantos anos isso vem acontecendo? A Sanepar já lucrou tanto em cima desse ar. Nada mais justo, que ela, com o dinheiro que lucrou à custa do cidadão, instale [o equipamento] na casa dos consumidores” conclui.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.