Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com investimentos de R$212 mil, além de reforma da estrutura física a unidade vai receber novos móveis e equipamentos

A Prefeitura de Londrina prossegue com o Programa de Reestruturação da Saúde, que está reformando e construindo as unidades de atendimento à população. E ontem (27), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Edgar Bezerra Valente, localizada no Jardim Santiago.

Representando o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a diretora-geral da Saúde, Rosilene Machado, assinou e entregou a ordem de serviço ao representante da empresa Rezende Construções Civis, André Teixeira Filho, vencedora da licitação e que irá executar a reforma.

A diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde frisou que a reestruturação da UBS Santiago deve beneficiar tanto os usuários como os servidores que atuam na unidade. “Essa unidade atende em torno de 20 mil pessoas que dependem do SUS em praticamente 100%. Com a reforma, a unidade vai ter um trabalho melhor redirecionado, com uma ambiência melhor para a população, mais aconchegante, com clima melhor, já que em relação ao calor teremos ar-condicionado. Será uma unidade mais acolhedora para os pacientes e também para os funcionários, que precisam de um ambiente melhor para produzir de forma mais organizada, ter um fluxo mais adequado e um processo de trabalho melhor”, frisou.

O contrato firmado pela Prefeitura com a Rezende Construções Civis prevê um prazo máximo de 120 dias para conclusão da obra de reconstrução. Os trabalhos devem começar já nesta semana e incluem intervenções na alvenaria, revestimentos, esquadrias, pintura, nova comunicação visual, instalações elétricas e hidráulicas, revisão do telhado, instalação de parede de gesso acartonado, entre outros.

Além de recuperar toda a estrutura física do prédio, a Prefeitura entregará novos equipamentos para o posto de saúde. A reforma também abrange a fabricação e instalação de móveis sob medida, para proporcionar mais conforto aos usuários e profissionais que trabalham no local. Ao todo, serão investidos R$ 212.053,73.

Para a coordenadora da UBS Santiago, Tânia Maria Aroceno, a reestruturação do posto de saúde vem ao encontro das necessidades do local. “Precisamos melhorar alguns espaços que hoje são improvisados. Após a obra, teremos uma sala para fisioterapia, outra para a coordenação receber a comunidade, o piso será todo trocado, teremos aparelhos de ar condicionado, então tudo vem para atender essas e outras necessidades”, citou.

Localizada na Rua Aracy Soares dos Santos, 100, a UBS do Jardim Santiago foi implantada em 1986, reinaugurada com uma nova unidade em 2004 e passou por uma última reforma em 2014. Com área total construída de 498 metros quadrados, a UBS Santiago oferece atendimentos de enfermagem, clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia infanto-juvenil e para gestantes, e conta com uma equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Cerca de 20 mil moradores são atendidos pela UBS Santiago. A região de abrangência inclui os Jardins Barcelona, Ana Terra, Império do Sol, Maria do Carmo, Maria Lúcia, Mônaco, Noroeste, Nova Londrina, Nova Olinda, Portal dos Ramos, San Martins, San Thomas, Santa Madalena, Santiago 1 e 2, Santo André, Parque Industrial Cacique, Conjuntos Habitacionais Jacutinga, Conjuntos Residenciais Santa Rita 3, 4, 5 e 6, mais o Cilo 3 e Perobinha.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Santiago e Região, Sérgio Antônio Rodrigues, agradeceu à administração municipal por essas e outras ações desenvolvidas na cidade e que trazem um impacto positivo para a população. “Estamos muito contentes com o trabalho que o prefeito Marcelo está realizando em Londrina. Tem recapeamento das ruas, a praça do Santa Rita está sendo arrumada, iluminação de LED na cidade inteira, e agora a reforma deste posto de saúde. Só temos que agradecer”, afirmou.

Transferência

Enquanto a UBS Santiago estiver fechada para reforma, os serviços serão transferidos para três locais, a partir desta segunda-feira (27). A equipe de odontologia irá atender na UBS do Jardim do Sol (Rua Via Láctea, 877). O prédio cedido pelo CRAS, localizado na Rua Genivaldo Dias de Souza, ao lado da antiga UBS, irá abrigar os dois consultórios médicos, fará as coletas de exames e os atendimentos pós consulta.

Os demais atendimentos e serviços prestados pela UBS Santiago estarão alocados na Escola Municipal Mari Carrera Bueno (Rua José Borali, 325, Jardim Santa Rita I).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.