Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Processo pode ser feito totalmente online pela Sala Virtual do Empreendedor; quem precisar de ajuda, de forma presencial ou por whats app, pode contar com o auxílio da Sala do Empreendedor

Todos os anos, os microempreendedores individuais (MEIs) precisam fazer a sua declaração anual de faturamento do simples nacional (DASN -SIMEI). Em 2022, o prazo para entregar a declaração iria até 30 de maio, mas o período para entrega da declaração foi prorrogado e os MEIs terão até o dia 30 de junho para emitir sua declaração.

A declaração pode ser feita direto pelo site da Sala Virtual do Empreendedor, https://portal.londrina.pr.gov.br/saladigital. O whats app da Sala do Empreendedor está disponível para auxiliar no processo online pelo telefone 3373-5702. O atendimento onlline é das 8h às 14h.

Aqueles que tiverem alguma dúvida ou preferirem fazer o processo presencialmente podem ir até a Sala do Empreendedor, na rua Pernambuco, 162. É preciso apresentar o cartão de CNPJ e saber informar os valores totais do seu faturamento de 2021. Não é necessário agendamento e o horário de atendimento presencial também é das 8h às 14h.

A declaração que deve ser entregue, deve informar os valores e prestações de serviços realizadas pelos MEIs ao longo do ano de 2021. Isso significa que os empreendedores que iniciaram suas atividades em 2022 farão a declaração de faturamento apenas em 2023.

Os MEIs que encerraram suas atividades em 2021 não ficam desobrigados de fazer a declaração, Nesse caso, deve ser apresentada uma DANS Especial, informando a extinção do CNPJ. O MEI que perder o prazo de declaração recebe uma multa mensal que parte de R$ 50 ao mês, mas que varia conforme o faturamento.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, pediu aos MEIs para que não deixem a declaração para a última hora. “A Sala do Empreendedor está a postos para ajudar os MEIs a emitirem suas declarações. É um procedimento simples e rápido, mas pedimos aos empreendedores que não deixem para fazer a DASN no final do período para que não ocorram transtornos pelo volume de atendimento que isso pode gerar”, reforçou.

O secretário ainda lembrou que as informações necessárias para a declaração são de fácil acesso e que isso é mais uma razão para já deixar a declaração pronta. “Não é necessário ir atrás de dados que não sejam do dia a dia do empreendimento. São informações que estão à mão, então basta fazer um visita rápida a Secretaria ou ao site da Sala Virtual e deixar a situação regularizada com antecedência”, pontuou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.