Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ano está terminando e o período é crucial para que os programas sociais, culturais e esportivos se beneficiem das doações oriundas da destinação do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas.

O prazo para a destinação termina no dia 30 de dezembro. O Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região – Sincolon – lembra que podem ser destinados até 6% do imposto devido, escolhendo para qual entidade ou segmento deseja destinar sendo eles o  CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso), o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente),  Programas de Incentivo à Cultura e Programas de Incentivo ao Desporto.

De acordo com o presidente do Sincolon, Geraldo Sapateiro, após a escolha da entidade a quem destinar, a geração do documento de arrecadação (boleto) deve ser feita pelo site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br) e o pagamento deve ocorrer dentro do ano em exercício para utilizar somente na declaração no ano seguinte. Ou seja, o pagamento deve ocorrer até 30/12 de cada ano.

“O contribuinte pode, inclusive, optar por destinar parte de seu IR a mais de uma entidade, desde que o limite não ultrapasse o estipulado em lei”, informa Sapateiro. O valor pago à destinação será deduzido no valor a recolher ou acrescentado na restituição do ano seguinte.

Sapateiro lembra, no entanto, que somente em declarações transmitidas através do modelo completo, ou seja, por deduções legais, é possível fazer a destinação.

Ele destaca ainda que os contadores têm papel importante no processo, esclarecendo os empresários sobre esta possibilidade.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.