Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População tem menos de uma semana para encerrar reformas ou construções nas sepulturas; cerca de 100 mil pessoas devem homenagear entes queridos, no feriado de Finados

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) lembra aos concessionários de jazigos, localizados nos cemitérios municipais urbanos e rurais, que os prazos para construções, reformas, pinturas e limpeza dos espaços encerram na próxima semana.

O cidadão que deseja construir ou reformar o túmulo do ente querido precisa realizar o serviço até, no máximo, terça-feira (27). Já quem quiser apenas pintar o espaço terá um dia a mais para finalizar as melhorias, até quarta-feira, 28 de outubro.

O gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios, Ademir Gervásio, explicou que os concessionários precisam ficar atentos, pois todos interessados em reformar, construir ou pintar a sepultura precisam, antes de começar as obras, retirar a guia de autorização para o trabalho. Ela é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da ACESF, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.948.

Para retirar a guia é preciso informar o nome completo do pedreiro ou pintor que executará o serviço. Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para 3372-7881 e 3372-7850, mandar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br ou acessar o site da autarquia (clique aqui). Não é necessário agendar horário para o atendimento.

Limpeza

Para realizar apenas a limpeza dos jazigos, serviço mais rápido e simples, por contar apenas com o uso de água, sabão, balde e vassouras, o prazo é até quinta-feira, dia 29 de outubro. Além disso, quem não conseguir finalizar as obras dentro das datas estabelecidas, poderá retomá-las no dia 3 de novembro. Isso porque, de 28 de outubro a 2 de novembro elas ficam proibidas, em atenção ao artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina.

Anualmente, em função do feriado de Finados, celebrado sempre no dia 2 de novembro, cerca de 100 mil pessoas visitam os 13 cemitérios municipais de Londrina. Esse ano, devido à pandemia gerada pelo novo Coronavírus, a expectativa é que o número de visitantes diminua, visto que muitos que prestam homenagens aos falecidos estão nos grupos de risco para a COVID-19.

Mudanças

A ACESF relembra também que os mutuários precisam prestar atenção a algumas mudanças trazidas com a pandemia. Seguindo as recomendações dos especialistas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP), todos os visitantes precisam obrigatoriamente usar máscaras de proteção facial para adentrarem aos cemitérios municipais; não devem levar crianças ou pessoas que estão nos grupos de risco para a COVID-19; poderão usar todas as entradas dos cemitérios e álcool em gel a 70%, para higienização das mãos.

Além disso, a diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, ressalta que as homenagens devem ser rápidas, evitando uma possível aglomeração dentro dos cemitérios. “Pedimos também para que os visitantes confirmem a localização exata dos jazigos antes de irem aos cemitérios, acessando o site da ACESF, e que tentem dividir as visitas entre o final de semana e o feriado de segunda-feira. Sabemos que, no dia de Finados, a visitação será maior, por isso pedimos a compreensão e a ajuda de todos”, disse a diretora.

Esse ano não haverá pesquisa da sepultura, presencialmente, dentro dos cemitérios municipais. Para acessar essa informação, o mutuário pode entrar no site da ACESF e clicar no link Local de Sepultamento (clique aqui). Em todos eles, os servidores municipais vão fiscalizar o uso das máscaras e orientarão a população para o descarte correto das embalagens plásticas de flores, lembrando que as ornamentações artificiais continuam proibidas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.