Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reuniões integram a programação da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Começaram segunda-feira (6), a série de 21 pré-conferências organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As reuniões representam uma etapa da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), apresentando o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”.

Os encontros prosseguem até 14 de setembro, distribuídos entre todas as regiões de Londrina e distritos. Cada pré-conferência abordará segmentos específicos, como “criança e adolescente com deficiência e cuidadores”, “adolescentes privados de liberdade”, “criança e adolescente indígena e moradores de assentamento”, entre outros.

Durante as reuniões serão realizados grupos de trabalho, divididos entre crianças, adolescentes e adultos. Serão discutidos cinco eixos temáticos: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.

Os enfoques vão ao encontro de um dos objetivos da 10ª Conferência, que é promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático, indicando propostas de acordo com a realidade vivenciada pelo público em questão. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para execução dos órgãos competentes.

As pré-conferências envolvem também a eleição de delegados, representantes do Município em convenções estaduais e nacionais. Serão eleitos 225 adolescentes, 75 crianças e 216 pessoas do segmento adulto. Eles serão responsáveis por deliberar as propostas que serão definidas como políticas públicas de Londrina para os próximos três anos.

De acordo com a secretária executiva do CMDCA, Edsonia Marcelino, as pré-conferências são imprescindíveis para proposições e garantias dos direitos da criança e do adolescente. “É uma oportunidade do Conselho se aproximar da realidade vivida por crianças e adolescentes, avaliar como estão desenvolvidas as políticas públicas para esse segmento e, acima de tudo, indicar como deve acontecer tanto a política de atendimento quanto a proteção pelos órgãos responsáveis”, explicou.

A próxima pré-conferência será realizada no dia 8, às 9h às 12h, no Colégio Estadual Maria Helena Vaz, localizado no distrito de Lerroville. As regiões, locais e horários das reuniões seguintes podem ser consultados com o CMDCA, pelo telefone 3378-0028.

10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - A conferência de 2018 espera receber um público de 800 pessoas. O evento reunirá os delegados eleitos, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, fóruns, sindicatos e da sociedade civil. Para esta edição, uma novidade é a inclusão de crianças e adolescentes deficientes nas reuniões e a discussão de políticas para este segmento.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.