Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Decreto altera para as 9h o início do expediente de trabalho para determinadas categorias; resolução é acompanhada do acréscimo de ônibus nos horários de pico

Em transmissão ao vivo pelas mídias sociais ontem (8), o prefeito Marcelo Belinati assinou decreto 676 que estabelece novo horário para o início das atividades comerciais de determinados setores. O objetivo da medida, tomada como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, é diminuir o fluxo e a aglomeração de pessoas nos ônibus e terminais do transporte coletivo em Londrina. O novo decreto pode ser acessado no Jornal Oficial do Município, 4086, disponível no site da Prefeitura.

Com a assinatura da resolução, fica determinado que prestadores de serviços domésticos; oficinas mecânicas; imobiliárias; escritórios administrativos, científicos, contábeis, de advocacia, engenharia, arquitetura e consultoria; além de salões de beleza, barbearias, e atividades de reparos não emergenciais devem funcionar a partir das 9h.

A alteração decorre de análises técnicas que indicam alta concentração na demanda de passageiros em alguns períodos. Atualmente, 41% do movimento médio diário é registrado nos horários de pico da manhã, entre às 6h30 e às 7h30. Entre os que utilizam os coletivos nesse intervalo, cerca de 68% são mulheres e, dentre estas, 70% atuam em serviços domésticos. Na categoria estão incluídas profissionais como diaristas, cozinheiras, arrumadeiras, babás e lavadeiras.

Outra providência anunciada durante a live foi a colocação de 50 ônibus extras nas ruas das 6h30 às 8h e das 16h às 19h. Os veículos suplementares começam a circular já a partir desta terça-feira (9), servindo as linhas de maior movimentação nas regiões norte, sul, leste e oeste. Entre as que receberam reforço estão a 501 – Parador Vivi Xavier, 210 – Vitória, 106 – Guilherme Pires e 311 – Santa Rita.

De acordo com o prefeito, a proposta de mudança de horário visa diluir a demanda de usuários no período da manhã, evitando, assim, que trabalhadores domésticos, da indústria, comércio e construção civil utilizem simultaneamente o sistema. “O objetivo é preservar a vida daqueles que, pela necessidade de trabalhar, precisam sair de casa durante a pandemia. Somadas a outras medidas já em vigor, como a obrigatoriedade do uso de máscaras nas viagens e terminais de integração, a decisão vem para ampliar a proteção aos passageiros”, afirmou.

Também presente durante o anúncio, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, destacou as ações realizadas desde março para reduzir as chances de contaminação pela Covid-19 entre os que utilizam o sistema. “Diariamente temos feito a desinfecção do Terminal Central e dos de bairro. O trabalho ocorre nas pistas de rolamento, plataformas de embarque e desembarque, além de corrimões e demais superfícies. Outra iniciativa em curso é a higienização de puxadores e áreas de contato no interior dos ônibus a cada viagem completa”, detalhou.

Danylo Alvares – Assessoria CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.