Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em encontro na Amepar, foram apresentadas as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos ODS, e mostradas novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação

Na sexta-feira (18), o prefeito Marcelo Belinati esteve presente no quarto encontro regional “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”, sediado em Londrina. No evento, ele assinou a adesão do município de Londrina ao Programa Cidades Sustentáveis, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e à  Estratégia Paraná de Olho nos ODS. Londrina é cidade polo da Associação dos municípios do Médio Paranapanema (Amepar), local onde ocorreu o encontro. A intenção do atividade foi estimular a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Este encontro é fruto do Acordo de Cooperação dos 5 motores para sustentabilidade no Estado do Paraná: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná (Cedes), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado do Paraná (Sedu), o Paranacidade,  a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com as parcerias estratégicas  da Amepar e Prefeituras de Arapongas  e Londrina.

O objetivo do evento foi apresentar as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS.

A Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleika Goulart, fez a apresentação da Agenda 2030 e dos ODS, incluindo uma série de ferramentas facilitadoras para implementação destes objetivos.

Na ocasião, prefeitos e prefeitas da região foram convidados à aderir ao Programa Cidades Sustentáveis e ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, além da  Estratégia Paraná de Olho nos ODS.

Estes compromissos possibilitam o acesso dos municípios a diversas ferramentas e metodologias para a implementação dos ODS, apoio técnico, acesso à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, além do apoio técnico a um planejamento urbano integrado e inclusivo, maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública. É também uma oportunidade para o município ser referência na implementação dos ODS, entregando uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, é fundamental que os municípios estejam dispostos a debater e atentos às agendas e possibilidades relacionadas à questão do desenvolvimento sustentável. “Londrina é uma referência na Amepar e vem sempre buscando acompanhar o que está sendo realizado de positivo e possa ser aplicado em nossa região, incluindo estratégias voltadas à sustentabilidade. A cidade agora passa a compor oficialmente projetos que serão importantes para implantação dos ODS em nível local. Considero muito importante e necessário as gestões municipais conhecerem de perto aqueles programas e estratégias que têm potencial de mobilização para propiciar o fortalecimento das cidades envolvidas”, disse.

Acordo de Cooperação com o Governo do Paraná

O Paraná é o primeiro estado a integrar o projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O acordo de cooperação foi assinado em setembro de 2021.

Dentre seus objetivos estão ações para apoiar e auxiliar, de forma conjunta, os municípios do Paraná na implementação da Agenda 2030 e dos ODS; articular, organizar e realizar eventos públicos com a participação de prefeitos e prefeitas dos municípios, com o objeto de sensibilizá-los para aderirem à Agenda 2030 e seus ODS; aos projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS; ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS); e à Estratégia ODS, por meio das assinaturas aos Termos de Compromisso do Estado e Cartas de Compromisso; também oferecer gratuitamente conteúdos, ferramentas e metodologias para avançar na implementação dos ODS em nível local.

O projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS” é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a FNP e a Agenda Pública, com cofinanciamento da União Europeia.

A “Estratégia ODS” é uma rede de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://www.estrategiaods.org.br/

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.