Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra foi contratada pela COHAB-LD e inclui a substituição das calçadas, pintura externa e adequações; serão investidos cerca de R$ 136 mil

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati assinou a ordem de serviço para as obras de revitalização da parte externa do Mercado Municipal Shangri-lá, na região oeste. A área de entorno do imóvel passará por uma ampla reforma que inclui a troca completa da calçada, com execução de novo piso em paver, pintura, reparos e adequações gerais, sinalização, além de acessibilidade para pessoas com deficiência. O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), Luiz Cândido de Oliveira, também esteve na cerimônia, que ocorreu na Rua Visconde de Mauá, 168.

Ao todo, a Prefeitura investirá R$ 136.591,23 para promover os serviços, que serão realizados pela empresa Loteadora Mercosul LTDA, contratada por meio de processo licitatório (Licitação 01/2019). Os recursos aplicados são próprios da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), que é proprietária do terreno do mercado municipal e ficará responsável pela fiscalização dos trabalhos.

O prefeito de Londrina frisou que o Mercadão Shangri-lá, como é conhecido, é peça importante da história de Londrina. “Trata-se de um dos patrimônios históricos da nossa cidade, um local muito frequentado por milhares de londrinenses, e que nós vamos autorizar o início das obras de revitalização. Nessa primeira etapa, haverá reconstrução das calçadas, dos jardins, iluminação. E na sequência virá a questão estrutural, do próprio telhado, fiação elétrica, que ali demanda muito cuidado, e que há anos não eram recompostos e reestruturados”, afirmou.

A partir da assinatura da ordem de serviço, o prazo para a execução da obra será de um mês.

De acordo com o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, todo o contorno externo do Mercado Shangri-lá será revitalizado para trazer mais segurança, conforto e acesso fácil a quem frequenta ou passa pelo local. “É um espaço público muito visitado diariamente e também um ponto de encontro de famílias aos finais de semana. Muitos idosos passam por ali e as condições atuais oferecem riscos de queda, gerando insegurança. O espaço também terá nova sinalização de trânsito, iluminação moderna com sistema LED, canteiros de árvores, entre outras melhorias. É uma maneira de a COHAB-LD prezar pela preservação deste lugar e retribuir à população com serviços de qualidade”, destacou.

Um dos comerciantes mais antigos do Mercado Shangri-lá, Antonio Fumio Furuta, acompanhou a solenidade com bastante expectativa, enquanto representante dos demais lojistas. “Essa era realmente uma reivindicação muito antiga, e graças ao Marcelo, que teve essa iniciativa, vai ser um novo marco para nós. As pessoas saem de Londrina e, quando voltam, sempre dão uma passada aqui. E essa reforma vai mudar completamente a imagem do Mercado, as pessoas quando voltarem vão ficar impressionadas”, antecipou.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, compareceram os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, João Martins, Amauri Cardoso, Eduardo Tominaga e Roque Neto.

Serviços

O objetivo da obra é recuperar a parte externa do mercado, que atualmente possui calçadas em condições precárias e estrutura muito danificada, com irregularidades em piso, buracos, desníveis, pedras soltas, degraus, entre outros problemas que oferecem dificuldades e risco aos pedestres. Dessa forma, a população passará a contar com um espaço em melhor estado de conservação para fazer seus passeios, compras e ter momentos agradáveis de descanso.

A calçada de concreto existente hoje no local será demolida, com a remoção total do pavimento. Em seu lugar, será instalada nova calçada em paver, totalizando área de cerca de 1.400 metros quadrados, com faixa tátil e toda a sinalização necessária. Haverá a recomposição de meio-fio, execução de rampas para cadeirantes, que antes não existiam, e novos paraciclos também serão instalados.

As paredes e esquadrias externas da fachada do mercado receberão pintura nova, incluindo portas metálicas, grades, janelas e outros pontos. Para isso, também deverão ser feitos trabalhos para remoção de partes soltas e pontos de ferrugem, bem como a recomposição de reboco, entre outras adequações. Ainda está prevista a construção de travessias elevadas nas entradas das ruas Pandiá Calógeras e Visconde de Mauá.

A Sercomtel Iluminação fará a instalação de novos postes de luz no entorno do mercado, e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá desenvolver toda a sinalização necessária a partir das adequações feitas.

Renan Oliveira e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.