Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo, instituído pelo decreto municipal nº 278, deverá desenvolver o projeto de lei até o mês de agosto de 2017

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou na tarde de ontem (6) o decreto municipal n° 278, que cria a Comissão de Estudos responsável pela elaboração do novo Código Tributário do Município. O objetivo da Comissão é desenvolver, com a participação de toda a administração municipal e da comunidade londrinense, uma legislação moderna e simplificada para o contribuinte.

Segundo o prefeito, a administração municipal tem discutido e diagnosticado pontos e questões que precisam ser melhorados, em todas as áreas. Dessas discussões, levantou-se a necessidade de um novo Código Tributário para o Município. “A gente quer uma cidade moderna, eficiente, inovadora, que cobre seus impostos com justiça fiscal e tributária. Precisamos fazer com que as pessoas acreditem que, ao pagar seus tributos, elas vão obter o retorno com serviços públicos de qualidade”, explicou.

A solenidade, realizada no gabinete do prefeito, o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, destacou que a Comissão, que será formada por procuradores, tem o objetivo de melhorar a eficiência da arrecadação tributária, e também a relação do Município com o contribuinte. “Nós temos uma legislação arcaica, nosso Código Tributário tem mais de vinte anos. Portanto, há uma necessidade de reformulação desse código sob o aspecto jurídico, com base não só na jurisprudência, mas também na legislação feita pela União e na chamada doutrina jurídica”, frisou.

O procurador-geral afirmou que o trabalho é de fundamental importância para a administração municipal, que pretende reformar rediscutir e modernizar Londrina. “Dentre as revisões previstas, está a questão da progressividade do IPTU. Nossa expectativa é desburocratizar a legislação tributária, buscando a eficiência administrativa e a justiça fiscal”, frisou.   

Cronograma – Segundo o decreto municipal nº 278, a Comissão de Estudos será formada por quatro membros da Procuradoria-Geral do Município (PGM), indicados pelo procurador-geral. Na primeira fase dos trabalhos, que devem iniciar a partir do quinto dia útil da publicação do decreto, os procuradores iniciam a elaboração do texto-base do projeto, com suporte de toda a administração municipal por meio do envio de propostas.

O cronograma prevê, em sua segunda fase, reuniões e encontros para discussão das propostas recebidas, em sessões temáticas, com a presença de representantes das secretarias e órgãos municipais diretamente relacionados. Segundo Esteves, será criado um canal para que a comunidade também envie suas sugestões. “Através deste e-mail, toda a sociedade poderá participar da elaboração deste novo código, que tem como prioridade preparar para Londrina uma legislação atualizada, simplificada e moderna”, destacou.

Na terceira fase do cronograma, ocorrem as deliberações da Comissão de Estudos. Ao final do prazo, em agosto deste ano, a proposta final deverá ser entregue ao prefeito. O projeto de lei é então encaminhado para a Câmara Municipal, e os mesmos integrantes da Comissão de Estudos passam a formar a Comissão Permanente de Consolidação e Regulamentação da Legislação Tributária, que terá a função de elaborar propostas do decreto municipal de regulamentação e consolidação da legislação tributária, para facilitar sua execução pelo Executivo Municipal e seu conhecimento por todos os cidadãos.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.