Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Planejamento foi elaborado por diferentes instituições e visa promover o desenvolvimento do setor de food techs em Londrina; objetivo é integrar tecnologia de ponta à produção de alimentos

Ontem (7), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, compareceram à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2022), para o lançamento de um projeto estratégico no âmbito do Polo de Inovação Agropecuária de Londrina. Também estiveram presentes diversas autoridades locais e estaduais (confira lista abaixo).

Voltada ao desenvolvimento do setor de food tech, a iniciativa foi elaborada em conjunto entre diferentes instituições, incluindo a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Governança Agrovalley e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com apoio do Governo Estadual.

Ao todo, o planejamento contempla 60 ações, que serão trabalhadas dentro de seis objetivos principais: gerar novas empresas de base tecnológica e startups no setor do agronegócio; acelerar o crescimento das empresas inovadoras no setor do agronegócio; atrair empresas inovadoras de outros ecossistemas; aumentar o índice de maturidade do ecossistema de inovação agro de Londrina; atrair novos ativos tecnológicos (IES, Centros de Pesquisa, P&D de grandes empresas, habitats de inovação); e aumentar a transferência de tecnologia dos ICTS para o mercado.

Para isso, a iniciativa visa articular os setores produtivos do campo, o ecossistema local de startups e inovação, organizações governamentais e instituições voltadas ao ensino e pesquisa. Durante o evento, o governador Ratinho Júnior ressaltou a importância da ExpoLondrina, salientando que abre o calendário brasileiro de grandes feiras rurais, e frisou que o objetivo do Governo Estadual é, por meio do agronegócio, transformar o Paraná em “supermercado do mundo”.

“Queremos que nosso estado seja referência na produção de uma ampla gama de alimentos, e isso será potencializado através da tecnologia de ponta. O Paraná é o estado mais inovador do Brasil, e estamos na vanguarda da adoção de importantes tecnologias como a internet 5G. Por isso, para nós é uma prioridade investir em conectividade no campo, o que resulta no dinamismo e aumento da produtividade, e consequente desenvolvimento econômico e geração de empregos”, salientou o governador.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou que o café promoveu o desenvolvimento do município e que agora a cidade vive um novo ciclo, marcado por um ecossistema de inovação forte e consolidado.

“Londrina hoje é uma referência mundial na área de tecnologia da informação, e nossa região tem cerca de 300 startups e 1.800 empresas de tecnologia, sendo sede de grandes multinacionais da área, como a Tata. Contamos, também, com uma legislação avançada na área de tecnologia, e criamos o edital de Soluções Inovadoras, através do qual as startups podem testar inovações para o poder público. Nosso setor do agro é muito avançado, e grandes soluções tecnológicas para o Brasil e para o mundo são desenvolvidas aqui, e por isso buscamos fomentá-lo”, disse.

Conforme o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná é uma potência da agricultura, inclusive no que se refere à tecnologia do setor. “O norte do estado, em especial, se destaca pelo seu clima e solo privilegiados, e sua grande produtividade. Agora, queremos consolidar ainda mais esses potenciais e garantir um grande futuro através da implementação de tecnologias e da união de forças entre diferentes instituições”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio, ressaltou que a entidade tem procurado investir em diversas iniciativas na área de tecnologia. “Já fizemos inclusive hackathons e consideramos a modernização do agronegócio fundamental para o país. Estamos bastante satisfeitos por poder contar com o apoio de instituições como o Sebrae, que tem viabilizado projetos fantásticos”, disse.

O gerente da regional norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, reforçou que desde 2019 Londrina é sede do Polo de Inovação do Agro, instalado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que vem possibilitando diversos avanços para o município. “O Polo de Inovação e o novo projeto visam cumprir diversos propósitos, como gerar novas empresas, atrair empresas externas, integrar a academia com o agronegócio e criar empregos. É uma iniciativa que articula vários atores, cada um com um papel crucial para a operacionalização das metas”, pontuou.

Autoridades presentes

Entre outras autoridades, participaram do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi; o chefe de gabinete do governador, Darlan Scalco; a coordenadora da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya; os deputados federais Luísa Canziani, Sandro Alex e Pedro Lupion; os deputados estaduais Tercílio Turini, Tiago Amaral, Alexandre Curi e Cobra Repórter; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; a presidente da Governança Agrovalley, Daiana Bisognin; o diretor-presidente da Ceasa-PR, Eder Bublitz; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.