Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo foi conhecer as instalações da empresa e aprofundar os conhecimentos sobre as linhas de pesquisa

O prefeito Marcelo Belinati e o ministro da Agricultura e Abastecimento, Blairo Maggi, visitaram, nesta sexta-feira (10), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja, em Londrina. O objetivo foi conhecer as instalações da empresa e aprofundar os conhecimentos sobre as linhas de pesquisa e seus resultados.

Logo que chegaram, participaram de uma reunião com a direção e equipe técnica da Embrapa Soja. Em seguida, o ministro visitou o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), um dos três maiores bancos de sementes de soja do mundo, reunindo uma coleção de plantas de soja selvagem.  O banco conta com cerca de 45 mil tipos diferentes de soja, que são estudadas, catalogadas e usadas nos programas de melhoramento genético.

O prefeito ressaltou que esse estreitamento de relação de Londrina com outras esferas de governo, seja estadual ou federal é fundamental para a cidade avançar. “O ministro é do meu partido e eu não tenho dúvidas de que nós vamos, em parceria com o governo federal, e com o Ministério de Agricultura, desenvolver bons programas que beneficiem a zona rural da cidade”, defendeu.

Marcelo informou ainda que combinou um novo encontro com o ministro Blairo Maggi, em breve, em Brasília, para repassar o levantamento que a equipe técnica da Prefeitura de Londrina está fazendo, sobre as demandas da cidade.

Durante a visita, o ministro afirmou que o papel da pesquisa e do desenvolvimento científico é fundamental para alcançar resultados. “O Brasil é um grande produtor de grãos, de fibras e tudo que nós conquistamos aqui foi pela ciência, pelo conhecimento, desenvolvimento e vontade que os agricultores têm de avançar”, salientou.

Segundo Maggi, o próprio solo usado na agricultura, com exceção do Paraná, mais especificamente do norte do Estado, são muito pobres. “Tivemos que desenvolver tecnologia, mudamos o perfil de solo, estamos construindo um solo diferente, ou seja, a pesquisa possibilita que o Brasil tenha uma agricultura competitiva”, frisou.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete do ministro, Coaraci Castilho; o secretário de Relações Internacionais, Odilon Ribeiro; o deputado federal Evandro Roman; o chefe-geral da Embrapa, José Renato Bouças Farias, acompanhado do chefe-adjunto de Pesquisa, Ricardo Vilela Abdelnoor, do chefe-adjunto Administrativo, Fábio Alvares de Oliveira, e do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Alexandre José Cattelan.

Sobre a unidade

A Embrapa Soja é uma das 47 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sua contribuição histórica ao agronegócio da soja no Brasil coloca a Unidade como referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para a cultura em regiões tropicais.

Também, por exemplo, em linhas de pesquisas básicas e aplicadas, onde procura enfatizar o desenvolvimento de tecnologias de produção de soja voltadas para a preservação e a qualidade ambiental, avaliar impactos econômicos e sociais, atender nichos de mercado e desenvolver processos agroindustriais e metodologias de administração rural.
Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: NC/PML
Foto: NC/PML
Foto: NC/PML
Foto: NC/PML

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.