Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Este assentamento, com ruas de terra, receberá toda a infraestrutura urbana necessária para regularizar a situação de mais de 100 famílias

O prefeito Marcelo Belinati assinou, ontem (16), ordem de serviço para autorizar o início das obras de infraestrutura urbana completa em quatro lotes da Gleba Patrimônio Londrina, que irão viabilizar a formação do novo bairro São Rafael II, na região leste. Após mais de duas décadas de espera pelos moradores desta região, a iniciativa da Prefeitura permitirá a regularização fundiária de terrenos de propriedade da COHAB-LD, concedendo o título de escritura registrado em cartório às famílias que hoje vivem em assentamentos irregulares.

Participaram do ato simbólico de liberação da obra, o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, o vereador Aílton Nantes, além de alguns representantes e moradores do bairro, incluindo o pastor Valdir Nunes e o presidente da associação de moradores, Reginaldo Teodoro. O momento de assinatura foi registrado em uma paróquia existente na localidade onde serão executadas as obras, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Mais de 100 famílias residentes na região do São Rafael serão beneficiadas com as melhorias, que irão ocorrer nas proximidades da Rua Paulo Augusto dos Santos com a Rua Valter Oldemburgo, ao lado do bairro São Rafael I. Após as obras, os moradores, hoje residindo em ruas de terra, passarão a contar com vias pavimentadas, calçadas e meio-fio, rede de galerias de esgoto e drenagem, iluminação com sistema LED, sinalização viária e arborização.

O investimento total da Prefeitura é de R$ 1,8 milhão, aproximadamente, com recursos próprios. A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa Mercosul, contratada via licitação, terá prazo de dez meses para executar os serviços, já a partir de segunda-feira (19).

Com a execução dessas obras estruturais, a Prefeitura de Londrina busca integrar o assentamento dentro do contexto legal do Município, ou seja, por meio de um conjunto e medidas urbanísticas, ambientais, sociais e jurídicas, essas famílias terão direito à ocupação regular, passando a ter titularidade do imóvel onde residem.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a implantação de infraestrutura para o novo bairro São Rafael II irá transformar a realidade do bairro e mudar a vida dos moradores para melhor. “O processo de regularização fundiária nessa área começou do zero. São mais de 20 anos que essas famílias pedem por melhorias e a obra irá trazer mais qualidade de vida a tantas pessoas que vivem aqui. O mais importante é que os moradores ganharão o título de posse de sua casa, podendo ter seu endereço registrado em um bairro totalmente revitalizado e com condições adequadas, que valorizará a região. Apenas quem mora em rua terra sabe quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Hoje é um momento especial para mim e, principalmente, para a população local, que terá a dignidade e respeito que realmente merece. É mais uma ação de regularização da Prefeitura, como já vem ocorrendo em diferentes regiões de Londrina”, destacou.

O presidente da COHAB-LD, Luiz Candido de Oliveira, disse que as intervenções causarão alguns transtornos no período de execução das obras, dentro de um processo necessário para garantir a qualidade dos serviços. “Os moradores estão cientes, entendendo a necessidade das melhorias e ansiosos por elas. A comunidade participou de todo o processo de regularização, iniciado há quase cinco anos, até chegarmos aqui no lançamento oficial da obra. Este investimento é de grande importância e irá trazer asfalto, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública em LED, calçamento novo, e toda a infraestrutura. A escritura será registrada no nome dessas pessoas, que se tornarão proprietárias legais de suas moradias”, afirmou.

Já o presidente da associação de moradores do São Rafael, Reginaldo de Paulo Teodoro, 58, expressou sua alegria em começar a ver o sonho realizado. Ele vive nessa região há 23 anos. “Moro aqui faz muito tempo e nosso povo sempre esteve lutando e correndo atrás de melhorar as condições de vida. É o sonho de muita gente sendo agora finalmente realizado. Sempre vi crianças crescendo, famílias se formando, e a obra nunca saía. Estamos muito felizes hoje, foi uma espera muito longa e só quem mora em áreas sem estrutura básica entende o sofrimento que é para todo mundo. Era algo necessário e agora teremos nossas casas regularizadas”, disse.

O vereador Nantes, que acompanhou todo o processo de estudos para regularização do bairro junto aos representantes da comunidade, enfatizou a importância da iniciativa. “Há mais de quatro anos, as lideranças locais nos procuraram, cansados de esperar, mais de 20 anos, pelas melhorias básicas no bairro, que está englobado na região central. O prefeito Marcelo se sensibilizou e os estudos necessários foram feitos, a COHAB considerou viável e uma comissão de moradores foi formada para debater e acompanhar todos os passos. Agora, após muito esforço, as obras terão início e serão fundamentais para ajudar a desenvolver essa parte de Londrina”, comentou.

Primeiros trabalhos

Após assinada a ordem de serviço, a empresa contratada já inicia os trabalhos preliminares neste local, com o levantamento topográfico e medições de terreno, para depois montar e equipar o canteiro de obras.

O projeto inclui remoção de entulhos, terraplenagem,  construção de meio fio, calçadas, pavimentação, sinalização viária e arborização, a execução da rede de captação de água pluvial, de distribuição de água, rede coletora de esgoto, rede de energia elétrica e a iluminação pública.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.